Nesta unidade, observaremos as mudanças contemporâneas nas práticas de gestão e discutiremos os principais desafios impostos pelo atual contexto organizacional, social e sanitário. Para tanto, discutiremos a importância de um conjunto de atribuições que denominamos de competências transversais de gestão, como também aprofundaremos os assuntos relativos aos processos de trabalho em saúde e aos modos de gestão que possam subsidiar, de forma fundamentada, a tomada de decisões nos dias atuais.
Doutora em engenharia de produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Mestre em administração pública pela EBAP/FGV-RJ. Docente do MBA em administração e do curso de graduação em administração, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ). Consultora em planejamento, organização e recursos humanos.
Doutora em engenharia de produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Mestre em psicologia pela FGV/RJ. Mestre em administração pública pela EBAP/FGV/RJ. Docente convidada de cursos de pós-graduação, na FGV/RJ. Consultora em recursos humanos. Psicóloga pela UFRJ.
Psicóloga sanitarista, mestre em gestão do trabalho e educação em saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz). Tecnologista em saúde, professora e pesquisadora aposentada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Os principais temas de estudo são relacionados ao planejamento em saúde, gestão dos serviços e sistemas de saúde, e gestão do cuidado em saúde.
É com imensa satisfação que iniciamos o estudo desta unidade de aprendizagem, na qual teremos a oportunidade de compartilhar com você temas vinculados aos desafios contemporâneos da gestão.
Porém, em face da amplitude desses desafios, optamos por agrupá-los em dois tópicos principais:
Temos grande prazer em conversar sobre esse assunto.
Antes de tudo, queremos dizer a você que, se alguém nos perguntasse “Quais as expectativas de resultados desta unidade de aprendizagem?”, sem dúvida responderíamos que as nossas expectativas estão vinculadas à ampliação da consciência quanto às habilidades gerenciais indispensáveis à atuação em saúde no contexto organizacional contemporâneo.
As mudanças ocorridas nas últimas décadas em consequência da globalização, das transformações socioeconômicas, dos acelerados avanços tecnológicos, do cenário sanitário instalado a partir da pandemia da covid-19 têm produzido profundas transformações organizacionais, em particular nos modelos e nas práticas de saúde, exigindo a reorientação dos processos de trabalho, dos perfis de competência dos profissionais e das ferramentas de gestão.
Assim, estas palavras iniciais têm a intenção de situar você quanto à trajetória que escolhemos para construir esta unidade de aprendizagem. Nessa direção, por acreditarmos que vale a pena investir na compreensão da dinâmica e das significativas consequências provocadas nas organizações em geral e especificamente na área da saúde por esse cenário contemporâneo, é que definimos os objetivos de aprendizagem do presente estudo, listados a seguir.
Mas, será que a exclusiva definição de objetivos é suficiente para assegurarmos um processo efetivo de aprendizagem?
Será que o simples compartilhamento de expectativas é capaz de estimular o seu desejo de apreender os conteúdos a serem abordados nesta unidade de aprendizagem?
Com certeza, não!
Por isto nos empenhamos na criação de condições que favoreçam a consecução desses objetivos.
E, para nós, a primeira condição para estimular o envolvimento de alguém ao realizar uma atividade, seja qual for, é o entendimento dessa atividade.
Então, tomamos a decisão de compartilhar com você as “linhas mestras” que nos orientaram no desenvolvimento desta unidade.
Inicialmente, queremos dizer que os dois módulos que compõem esta unidade foram desenvolvidos com o propósito de ressaltar alguns desafios da ação gerencial na atualidade.
O Módulo 1. Desafios da gestão do trabalho em saúde descreverá as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e os principais desafios do processo de trabalho em saúde, na atualidade.
O Módulo 2. Novas exigências da gestão em saúde descreverá competências transversais de gestão e dispositivos que contribuem para a reorganização da gestão, na atualidade.
Assim, desenhamos o itinerário desta unidade de aprendizagem com o intuito de reforçar a ideia de que as demandas do atual cenário organizacional, além de exigirem do gestor permanente atualização do conhecimento técnico, requerem competências que permitam o gerenciamento das mudanças necessárias e das contribuições humanas indispensáveis à efetividade organizacional.
Para tanto, delimitamos o escopo dos temas que compõem os módulos no pressuposto de que os participantes deste curso são profissionais que atuam, direta ou indiretamente, na gestão em saúde.
Consideramos importante, também, compartilhar as crenças que nos levaram a propor uma atividade de discussão ao final desta unidade de aprendizagem.
Inspirados em Paulo Freire, para nós, a prática docente não se deve pautar apenas pelo ensino rigoroso dos conteúdos. O “milagre” da aprendizagem não é fruto de formas mecânicas e “neutras” de ensinar. Estas reduzem a educação ao simples treino de destrezas.
Contrapondo, defendemos a ideia de que o papel de um educador não reside na imposição do seu modo de ver o mundo. Para nós, educar implica a ampliação da consciência por meio do contato com várias formas de perceber o mundo.
Esta unidade está organizada em dois módulos:
Recomendamos que esses módulos sejam estudados na sequência indicada, uma vez que módulos posteriores podem fazer referências a assuntos tratados anteriormente.
Siga, agora, para o Módulo 1. Desafios da gestão do trabalho em saúde.