Este módulo centra-se na apresentação de alguns instrumentos e práticas de gestão da clínica em serviços de saúde, com vistas à melhoria da qualidade e ao aumento da eficiência na utilização de recursos.
Assumimos que o entendimento da variabilidade no processo de prestação do cuidado e suas implicações nos resultados obtidos é insumo básico para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
Também assumimos que o conhecimento científico bem construído desempenha um papel de grande relevância na definição do melhor cuidado – mais eficaz, mais efetivo, ou mais custo-efetivo – a ser provido a um paciente ou a uma população com determinado problema de saúde.
Consideramos, ainda, que certo grau de padronização do processo de atenção à saúde, respeitadas especificidades clínicas ou preferências de pacientes, não deve ser visto com preconceito, mas como algo desejável.
Na organização do conteúdo aqui apresentado, partimos do conceito de medicina baseada em evidência (Tema 4.1) para, a seguir, focalizar os instrumentos e práticas selecionados de gestão da clínica (Tema 4.2).
Começamos considerando os estudos de variações nos processos e resultados da atenção à saúde e sistemas de classificação de pacientes, detendo-nos, mais adiante, nas diretrizes clínicas que, além de darem corpo à própria medicina (ou assistência à saúde) baseada em evidência científica, cumprem o papel de embasar outras práticas amplamente utilizadas na gestão do processo de cuidado à saúde.
Falamos, então, sobre a gestão de patologias, a gestão de caso, o monitoramento de indicadores de processo e resultados, e sobre o monitoramento de eventos adversos.
Este módulo está organizado em dois temas:
Agora, você pode avançar para o Tema 4.1. Medicina baseada em evidência.

A introdução e os tópicos deste tema, indicados abaixo, devem ser estudados no Caderno de Estudo desta unidade.
Passe, agora, para o Caderno de Estudo e inicie o estudo deste tema. Lá você encontrará orientações para voltar a navegar neste material.

Visite também alguns sites de interesse, que foram citados no Caderno de Estudo, para obter mais informações sobre o assunto:
Uma vez concluído o estudo deste tema, agora, você pode avançar para o Tema 4.2. Instrumentos e práticas de gestão da clínica.

Os tópicos deste tema, indicados abaixo, devem ser estudados no Caderno de Estudo desta unidade.
Passe, agora, para o Caderno de Estudo e inicie o estudo deste tema. Lá você encontrará orientações para voltar a navegar neste material.

Visite também alguns sites de interesse, que foram citados no Caderno de Estudo, para obter mais informações sobre o assunto:
Projeto Diretrizes Clínicas – AMB
National Institute for Health and Clinical Excellence

A maior razão para o desenvolvimento e uso de diretrizes clínicas é o seu potencial de melhorar a qualidade da assistência à saúde.
a) Você concorda com esta assertiva? Justifique.
b) Como as diretrizes clínicas atuam para a melhoria da qualidade de cuidados de saúde?
c) Sob o seu ponto de vista, quais as dificuldades para o monitoramento de eventos adversos em organizações de saúde?
O que você acha? Pense um pouco nisso antes de prosseguir. Recomendamos que você registre as suas ideias a esse respeito e salve de uma maneira que possa consultá-las posteriormente.
Para aprofundar mais, leia a apresentação sobre a gestão da clínica, do Professor Eugênio Villaça. Esse texto também está disponível na Biblioteca do curso.
Uma vez concluída a atividade, volte ao Caderno de Estudo e continue seu estudo. Lá você encontrará instruções para voltar a navegar neste material.