Nesta unidade, vamos estudar a natureza multidimensional dos processos saúde-doença-cuidado, e suas formas de expressão nos níveis individual, coletivo e social. Também iremos discutir os principais modelos epidemiológicos utilizados para entender os determinantes das doenças, em diferentes conjunturas, e para identificar as principais causas de mortalidade e morbidade da conjuntura atual brasileira.
Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz. Médico-sanitarista com especialização em epidemiologia e em saúde pública, e mestrado em saúde pública. Professor de cursos de pós-graduação da ENSP nos campos da vigilância em saúde, epidemiologia social e espacialização das doenças endêmicas. Atua, ainda, como assessor de programas do Ministério da Saúde nas áreas de vigilância em saúde e em programas de controle da dengue e leishmaniose.
Médica-sanitarista, especialista em administração e planejamento em saúde e epidemiologia, com mestrado em epidemiologia (Instituto de Medicina Social/Uerj) e doutorado em ciências da saúde (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz). Professora de epidemiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua também no campo da vigilância em saúde nas áreas de informação em saúde e espacialização das doenças.
Odontóloga-sanitarista; doutora em saúde coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analista de gestão em saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz. Atua no campo da epidemiologia, vigilância em saúde e planejamento de serviços de saúde públicos. Professora em cursos de pós-graduação na área da gestão em saúde.
Esta unidade está organizada em três módulos:
Recomendamos que você siga a ordem dos módulos estabelecidos neste roteiro, uma vez que há uma lógica na sequência sugerida.
Para iniciar seus estudos, siga para o Módulo 1. O processo saúde-doença-cuidado.