Unidade 4 Planejamento em saúde: elaborando projetos de intervenção para solucionar problemas locais nos serviços de saúde

Gestão baseada em evidências
Situações-problema e projeto de intervenção

Apresentação

Nesta unidade vamos enfatizar a importância da produção e do uso de estudos científicos como base para evidências orientadoras da gestão em saúde. Além disso, vamos estudar como elaborar projetos de intervenção para solucionar ou minimizar problemas relacionados à gestão em saúde. Ao final, iremos orientá-lo sobre como apresentar o projeto de intervenção obrigatório para a conclusão deste curso.

Autores
Pedro Ribeiro Barbosa

Médico. Especialista em planejamento e gestão em saúde. Mestre em administração pública e doutor em saúde pública. Coordenou o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar – ENSP/Fiocruz e foi vice-presidente da Fiocruz. Atualmente é diretor do Instituto de Biologia Molecular do Paraná.

Vanessa Costa e Silva

Odontóloga sanitarista. Foi diretora de planejamento na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Doutora em saúde pública pela ENSP/Fiocruz, onde atua como docente nas áreas de planejamento e gestão do cuidado, além de assessorar a gestão na presidência da Fiocruz.

Na Unidade 3, Planejamento em saúde: a organização da rede de serviços, você estudou os conceitos e atributos do planejamento que apoiam o fazer para a efetiva gestão dos serviços de saúde.

Mas, além do conhecimento teórico, o trabalho eficiente em organizações de saúde pressupõe o desenvolvimento de várias competências práticas por quem o exerce.

Dentre as competências fundamentais destacamos a capacidade gerencial de resolução de problemas cotidianos – inerentes ao fazer em saúde –, por meio de uma boa análise da realidade na qual se quer intervir, buscando e experimentando soluções em um movimento simultâneo de produção e uso do conhecimento organizacional.

Procurando uma aproximação com a realidade local vivenciada por você, esta unidade de aprendizagem tem como objetivo exercitar os atributos do planejamento em saúde, que você estudou no módulo anterior, mas em uma perspectiva da gestão local. Ou seja, pretende oferecer subsídios para a resolução de situações-problema existentes em seu local de trabalho, por meio do desenvolvimento de um plano denominado “projeto de intervenção”.

Esse projeto de intervenção será o seu projeto de conclusão do curso.

Essa aproximação proporciona conhecimentos fundamentais para a compreensão crítica dos problemas existentes nos serviços e para a intervenção no contexto em que eles são produzidos, suscitando a reflexão sobre seu processo de trabalho e instrumentalizando-o para o desenvolvimento de uma prática profissional qualificada que resulte em desempenhos mais eficientes nas organizações das quais fazemos parte, contribuindo com processos de mudança da realidade local, marcada pelos problemas e desafios cotidianos.

Objetivos
1. Valorizar a produção e o uso de evidências orientadoras na gestão em saúde.
2. Elaborar projetos de intervenção para solucionar ou minimizar problemas relacionados à gestão em saúde.
3. Construir o seu projeto de intervenção, obrigatório para a conclusão do curso.
Roteiro

Esta unidade está organizada em dois módulos:

  • Módulo 1. As evidências orientadoras das políticas e das decisões cotidianas nos serviços de saúde
  • Módulo 2. Os projetos de intervenção em situações-problema relacionadas à gestão em saúde

O Módulo 1 discute alguns conceitos básicos. O Módulo 2 é de natureza prática.

Siga, agora, para o Módulo 1. As evidências orientadoras das políticas e das decisões cotidianas nos serviços de saúde.