Nesta unidade, vamos estudar a gestão da clínica sob o marco da melhoria contínua de qualidade. Para isso, vamos discutir conceitos básicos para a gestão da clínica em sistemas e serviços de saúde, assim como relativos à área da avaliação em saúde como fonte de instrumentos e parâmetros para a conquista da qualidade dos serviços. Por fim, vamos descrever instrumentos e práticas de gestão da clínica em serviços de saúde, com vistas à melhoria da qualidade e aumento da eficiência na utilização de recursos.
Engenheira eletricista e biomédica, doutora em políticas e administração em saúde pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA). Pós-doutorada pela Medical University of South Carolina (EUA). Áreas de atuação: avaliação em saúde, avaliação tecnológica em saúde, utilização de serviços de saúde, gestão da clínica e estatística aplicada à saúde.
Nutricionista, doutora em saúde pública pela Université de Montréal (Canadá). Áreas de atuação: avaliação em saúde, utilização de serviços de saúde e investigação em serviços de saúde.
A atenção à saúde é a grande ação finalística das organizações de saúde, tendo sido negligenciada por muito tempo no campo da gestão, que privilegiava especialmente as dimensões relativas às ações intermediárias.
A qualidade do cuidado era uma preocupação de escopo meramente profissional.
Essa realidade mudou significativamente no decorrer das duas últimas décadas. Hoje não se fala em processos gerenciais de melhoria de qualidade em organizações de saúde, sem se considerar a dimensão assistencial como central, seja na sua capacidade de produzir saúde, seja na sua capacidade de reduzir a doença, levando em conta padrões oriundos do estado da arte do conhecimento clínico.
No contexto de um curso de gestão em saúde, esta unidade de aprendizagem põe em evidência o cuidado à saúde, apresentando a gestão da clínica como abordagem de abrangência organizacional capaz de enfrentar os imensos desafios gerados pela necessidade de constituir sistemas de saúde mais resolutivos, eficientes e equânimes.
Tomando, então, a gestão da clínica como eixo central, esta unidade de aprendizagem apresenta conceitos-chave relativos à utilização de serviços e à avaliação em saúde, importantes não apenas para o entendimento da variabilidade nos processos e resultados da atenção à saúde, como para a medição do quanto eles se aproximam ou se afastam de padrões esperados em face do conhecimento científico vigente.
Além disso, iremos abordar instrumentos e práticas operacionais de gestão da clínica em serviços de saúde.
Esta unidade está organizada em dois módulos:
Embora o estudo desses módulos, em qualquer ordem, não afete a compreensão do material, recomendamos que seja preservada a sequência indicada. Assim, sugerimos que você siga, agora, para o Módulo 1. Gestão da clínica.