
Para subsidiar a realização da atividade, estude os materiais a seguir:
Três conceitos são fundamentais para se compreender os desastres. O conceito de ameaça ou perigo, exposição e vulnerabilidade. As ameaças ou perigos são classificados como de origem natural ou tecnológica, no nível internacional; as de origem natural envolvem os processos relacionados às forças da natureza: climáticas, meteorológicas, geofísicas, geológicas, hidrológicas, extraterrestres – como, por exemplo, asteroides – e biológicas; e dentre as biológicas estão as doenças causadas por vírus, bactérias, parasitas, fungos e príons, além da infestação por insetos ou envolvendo acidentes com animais. As de origem tecnológica e produzidas diretamente pelo homem envolvem as atividades de produção industrial, químicos, energia nuclear, de transporte ou outros, barragens, armazenamento, extração de minérios, petróleo e gás, por exemplo. A ameaça corresponde ao evento ou situação inicial que está na origem de uma emergência em saúde pública.
Um segundo conceito fundamental é o de exposição: quem, onde, quando e por quanto tempo e com qual intensidade. A exposição é central quando abordamos as emergências e desastres em saúde, pois irá contribuir para os níveis de riscos de doenças que podem se manifestar semanas, meses ou mesmo anos após a mesma, a depender do tipo de evento, situação e dos agentes envolvidos. Um bom exemplo é o terremoto que resultou no maremoto que atingiu o Japão, em 2011, e resultou no acidente nuclear de Fukushima. Nesse caso, temos um evento de origem natural que se combina e se sobrepõe a um evento de origem tecnológica, gerando o que na literatura internacional é denominado de natec (natural e tecnológico).
O terceiro conceito importante é o de vulnerabilidade. A vulnerabilidade envolve a situação relacionada à condição das pessoas e suas condições de vida resultantes dos processos socioeconômicos. Mulheres em situações de desigualdade, idosos, crianças ou pessoas com necessidades especiais sem condições de proteção e amparo. As condições de vulnerabilidade potencializam e ampliam as condições de riscos de danos, agravos de doenças para determinados grupos populacionais e sociais. Guardem bem esses três conceitos, porque eles são fundamentais em todos os trabalhos que vocês vão realizar relacionados às emergências em saúde pública.
Material complementar: