Conceitos básicos – ameaça, risco, exposição, vulnerabilidade, capacidade de resposta e resiliência

Conceitos utilizados na caracterização de ameaças

Existem terminologias e conceitos na temática “desastres e ESP” que são importantes para se compreender o processo de gestão de risco. Neste tópico, abordaremos alguns exemplos de conceitos utilizados na caracterização de ameaças.

Tabela 3

Conceitos utilizados na caracterização de ameaças biológicas

Ameaças biológicas são aquelas causadas por patógenos infecciosos (vírus, bactérias, fungos, protozoários, parasitas multicelulares, príons), sendo caracterizadas de três formas:

Tabela 4

Exercício

Neste exercício, convidamos você a pensar sobre os conceitos apresentados nos materiais complementares. Relacione os itens abaixo com seus respectivos conceitos. Quando terminar, clique em Verificar resposta.

(1) Desastre
(2) Exposição
(3) Vulnerabilidade
(4) Resiliência
(5) Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN)
(6) Ameaça
(7) Risco

permite estabelecer as possíveis inter-relações entre a população ou determinados grupos populacionais e as situações de saúde e/ou ambientais alteradas por eventos ou situações que resultam no risco de agravos e doenças.

combinação de ameaças, exposição, condições de vulnerabilidade e insuficiente capacidade de resposta.

expressa-se no fortalecimento das capacidades de uma comunidade em restabelecer-se, recuperar-se e reconstituir-se após a ocorrência de um desastre.

processo, fenômeno, agente ou atividade humana que pode ocasionar óbitos, danos, lesões ou doenças, danos aos bens, interrupções sociais e econômicas ou danos ambientais.

condições determinadas por fatores ou processos físicos, sociais, econômicos e ambientais que aumentam a suscetibilidade de uma pessoa, comunidade, os bens ou os sistemas, aos efeitos das ameaças.

é determinado como uma função (que pode ser expressa de modo probabilístico ou não) de ameaça, exposição, condições de vulnerabilidade e capacidade de resposta.

evento que apresente risco de propagação ou disseminação de doenças para mais de uma Unidade Federada (Estado ou Distrito Federal) e que possa necessitar de resposta nacional imediata.

Ver comentários
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.