O Curso Vigilância em Saúde do Trabalhador é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina e o Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP).
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) é um departamento da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem, desde a sua fundação, em 1985, formado profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuarem, fundamentalmente, no Sistema Único de Saúde (SUS).
A proposta, que tem como base os objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), visa colaborar e fortalecer as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e promover sua integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde, nos municípios de Santa Catarina. Dessa forma, esperamos contribuir para que os municípios catarinenses adquiram autonomia para a realização de ações de intervenção nos processos produtivos de seus territórios, respondendo às demandas institucionais.
O projeto apresentado foi discutido e elaborado em conjunto com representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, pesquisadores do Cesteh e equipe técnico-pedagógica da CDEAD/ENSP/Fiocruz. Um dos pontos norteadores das nossas escolhas foi a necessidade de oferecer um curso de formação que abordasse a relação saúde, trabalho e ambiente para essa categoria de trabalhadores, em uma perspectiva que aliasse teoria e prática.
O objetivo geral do curso é oferecer subsídios técnicos e operacionais para o planejamento, a organização e a avaliação das ações de vigilância em ambientes e processos de trabalho, na perspectiva de integrar teoria e prática, por meio da reflexão, discussão e investigação de problemas que envolvem a relação saúde, trabalho e ambiente.
Objetivos específicos
Como ação integrante do Programa de Formação em Saúde do Trabalhador do Cesteh/ENSP, este curso busca reunir atividades de formação em torno de determinados princípios e diretrizes que articulem os saberes da experiência, da prática, da técnica e da ciência, em consonância com os princípios da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) no Sistema Único e Saúde (SUS).
O Cesteh constituiu um Programa de Formação em Saúde do Trabalhador que agrega diversas estratégias formativas, entre as quais podem ser citadas:
Dessa maneira, o Cesteh/ENSP tem contribuído para a implementação e fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores (Renast).
Assim, uma das premissas estruturadoras deste curso foi garantir o investimento na formação de maneira mais próxima à realidade desses profissionais – buscando contribuir para o enfrentamento dos desafios relacionados ao processo saúde-trabalho-ambiente impostos pela sociedade contemporânea.
Nossa proposta pedagógica, portanto, tem como base os seguintes princípios:
Integração entre as práticas profissionais e o conhecimento sistematizado.
Troca de conhecimentos e experiências sobre tecnologias, métodos e ferramentas.
Promoção de diálogo entre os sujeitos.
Rompimento com a transmissão vertical de conhecimento.
Para subsidiar o alcance dos objetivos, organizamos o material didático digital em unidades de aprendizagem (UA). Ele oferece um conjunto sistematizado de conhecimentos interdisciplinares com os quais você irá interagir, permitindo que compare com o conhecimento e as experiências que já tem e, assim, elabore concepções ressignificadas da sua realidade.
O curso tem duas unidades de aprendizagem:
Saiba um pouco mais sobre como essas unidades de aprendizagem serão desenvolvidas clicando no esquema:
O que demarca o início formal de suas atividades como aluno é a abertura do curso, que ocorrerá de forma remota, por meio de uma ferramenta de webconferência. Nesse momento, serão apresentados: a proposta do curso, os objetivos, a estrutura, o material didático e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Você já terá acesso ao AVA neste momento, e, na primeira semana do curso, deverá realizar as atividades de ambientação. Nesse período, experimentará as ferramentas do AVA de maneira contextualizada.
É importante que você entre no AVA neste início do curso, porque se não estabelecer contato com o (a) tutor(a)-docente no prazo de 14 dias, sua matrícula será automaticamente cancelada.
Após o período de ambientação, você iniciará os seus estudos pela Unidade de Aprendizagem 1, que será desenvolvida totalmente a distância.
No AVA, será possível ter acesso a conteúdos multimídia e a atividades. O conteúdo da UA é entremeado por propostas de reflexão que provocam a articulação dos conceitos apresentados com a sua realidade de atuação profissional. Há três atividades a serem realizadas, que irão compor a sua avaliação nesta UA.
Além dessas atividades, o(a) tutor(a)-docente pode propor outras, de acordo com a necessidade da turma, como a realização de encontros virtuais para discussão dos conteúdos.
No AVA, você encontra:
Na sequência, você irá iniciar os estudos da UA 2. Essa unidade tem caráter bastante prático e está organizada de acordo com as etapas de realização da Vigilância em Saúde do Trabalhador: planejamento, ação de Visat, análise e intervenção e monitoramento dessa ação.
Ao final da UA, na última atividade, haverá um encontro presencial voltado para o compartilhamento e a troca de ideias e experiências sobre estratégias em Visat.
Ressaltamos que, com base no regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2015), o aluno deve atingir, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no encontro do curso.
A data do encontro será divulgada no AVA com antecedência, de forma que você consiga se organizar para estar presente.
Após o Encontro presencial, você terá um prazo para postagem da última atividade realizada, a qual será avaliada pelo(a) tutor(a)-docente. Nesse momento, ele(ela) também divulgará a sua nota na Unidade de Aprendizagem 2. Alguns dias depois, seu acesso ao AVA será bloqueado.
Organize-se para salvar suas produções e materiais didáticos antes do encerramento do curso!
Neste curso, a avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno. Vejamos alguns aspectos relevantes à sua avaliação:
As atividades propostas são consideradas chaves para acompanhar o desenvolvimento do aluno. Elas têm como base a articulação entre teoria e prática e a reflexão sobre os temas norteadores das unidades de aprendizagem, com o objetivo de subsidiar uma análise mais completa e complexa da realidade social e das práticas em saúde.
Seu desempenho nas atividades, presenciais e a distância, receberão comentários do tutor-docente, registrados no AVA. Não será atribuída uma nota/conceito para cada atividade em particular, mas, sim, uma nota final para cada Unidade de Aprendizagem. Essa nota reflete o conjunto de produções desenvolvidas ao longo da UA, de modo a abarcar o seu processo formativo.
Para analisar seu desempenho nas atividades, e no curso como um todo, serão observados os seguintes aspectos:
As notas atribuídas ao seu desempenho nas UA serão registradas no ambiente virtual pelo tutor e podem variar de zero a dez (0,0 a 10,0). Elas serão convertidas automaticamente em conceitos – A, B, C ou D –, de acordo com a equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.
Sua nota no curso será a média das notas recebidas nas unidades de aprendizagem.
Conforme o que foi dito nas normas acadêmicas, você terá de alcançar, no mínimo, média 6,0 (seis) nas Unidades de Aprendizagem para obter o certificado de conclusão de curso.
“Separada da prática, a teoria é puro verbalismo inoperante; desvinculada da teoria, a prática é ativismo cego. Por isto mesmo é que não há práxis autêntica fora da unidade dialética ação-reflexão, prática-teoria. Da mesma forma, não há contexto teórico “verdadeiro a não ser em unidade dialética com o contexto concreto.”
Paulo Freire (1981).
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Qualificação Profissional [...]. Rio de Janeiro: ENSP, 2016. Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF. Acesso em: 29 jun. 2023.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade – e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.
Ministério da Saúde
Secretaria de Saúde de Santa Catarina
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
Presidente
Mario Moreira
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Marco Antonio Carneiro Menezes
Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP
Enirtes Caetano Prates Melo
Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP
Mauricio De Seta
Curso Vigilância em Saúde do Trabalhador
Coordenadores
Marcelo Moreno
Regina Dal Castel Pinheiro
Assessoras pedagógicas na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Ana Paula Abreu-Fialho
Paula Celestino de Almeida
Assessores pedagógicos na formação docente
Diogo Cesar Nunes (2022)
Maria Angélica Costa (2022)
Simone Agadir (2022)
Nízia Ponte (2023)
Priscila Oliveira (2023)
Desenho instrucional
Ana Paula Abreu-Fialho
Revisão metodológica
Ana Paula Abreu-Fialho
Paula Celestino de Almeida
Revisão de texto/copidesque
Sonia Kritz
Revisão de referências/normalização
Maria Auxiliadora Nogueira
Revisão editorial
Andréia Amaral
Identidade visual, projeto gráfico e desenvolvimento
Rejane Megale Figueiredo
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2023
Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP)
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