As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um relevante problema de saúde pública no Brasil, gerando um impacto considerável na demanda por tratamento para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, 54,7% das mortes ocorridas no país foram atribuídas às DCNT (INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM IMUNOBIOLÓGICOS, 2021), sendo que entre as doenças de maior mortalidade estão as do aparelho circulatório, as respiratórias crônicas, o diabetes e o câncer.
Entre os fatores de risco para as doenças crônicas, há quatro possíveis de serem modificados, com políticas capazes de reduzir suas prevalências. São eles: tabagismo, uso nocivo do álcool, alimentação não saudável e inatividade física.
Conhecer esses fatores de risco modificáveis, os detalhes de como estão distribuídos na população brasileira e se atualizar em relação às medidas que impactam na exposição das pessoas a eles são atitudes fundamentais para profissionais de saúde da rede SUS e de outros setores, pois permitem trabalhar com a prevenção das DCNT de uma forma mais regular e efetiva.
A relevância do assunto fez com que a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) oferecesse anualmente uma disciplina de pós-graduação abordando esses quatro fatores de risco, além de um curso de inverno voltado para as políticas de controle do tabaco – ambos presenciais –, que tratava do monitoramento da propaganda, passando por padronização de maços e introduzindo as questões ligadas à plantação de tabaco.
Com a pandemia de covid-19, algumas estratégias foram pensadas para adaptar essas ofertas educativas. A experiência vivenciada forneceu subsídios para a elaboração deste curso que você está iniciando agora. A ideia é abordar a prevenção e o controle dos principais fatores de risco das DCNT alinhados com os eixos e metas do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil.
O curso tem como objetivo geral discutir a importância dos fatores de risco envolvidos nas DCNT, com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção por meio de políticas públicas.
Este curso foi concebido para estimular o entendimento e a incorporação do tema “prevenção das doenças crônicas não transmissíveis” nas práticas de saúde pública e de atenção básica à saúde. Nossa proposta é contribuir para que você tenha elementos que possibilitem um olhar crítico sobre fatores de risco, considerando as estratégias das diversas indústrias para burlar a implementação de políticas públicas no controle desses fatores.
Para colaborar na construção desse olhar crítico e propositivo, este curso tem como princípios pedagógicos a construção coletiva de conhecimento, o diálogo/interação e a relação entre teoria e aspectos do cotidiano de trabalho dos alunos-profissionais.
A proposta pedagógica deste curso tem como base os seguintes princípios:
Esses princípios norteiam as escolhas teóricas e metodológicas que conformam a estrutura e a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, que você conhecerá neste material.
Para que você possa alcançar os objetivos deste curso, organizamos os temas em módulos, que reúnem um conjunto sistematizado de conhecimentos interdisciplinares com os quais você irá interagir, permitindo que exercite sua capacidade de análise e crítica propositiva para mitigação dos fatores de risco para DCNT.
Esses módulos serão desenvolvidos a distância, ao longo de aproximadamente cinco meses, com encontros síncronos – denominados webencontros – e interação pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Para orientar seu processo educativo, foi elaborado um material didático digital, com base científica e acadêmica, que reúne textos, vídeos, áudios, sites e outros recursos relacionados ao tema.
Você pode organizar seu horário de estudo de acordo com sua disponibilidade, dentro de um prazo previsto para cada módulo. O tutor-docente o ajudará na familiarização com o AVA, realizará a mediação pedagógica com conteúdos didáticos e atividades e fará a avaliação do seu desempenho ao longo da sua trajetória.
Conheça um pouco mais sobre a dinâmica de desenvolvimento do curso.
Iniciaremos com um webencontro, ocasião em que você irá conhecer a proposta e o cronograma do curso, entender melhor o tema e como se dará a dinâmica ao longo dos cinco meses em que estaremos juntos.
Teremos também uma semana de ambientação, ao longo da qual você poderá navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA), experimentar algumas ferramentas e se familiarizar com esse espaço no qual o curso está organizado.
Além disso, será o momento para você conhecer e se apresentar aos demais colegas de turma e ao tutor-docente, que o acompanharão nessa jornada.
Depois do 1º Webencontro, a interação entre você, os colegas de turma e o tutor-docente será realizada pelo AVA.
Lá, você terá acesso a conteúdos multimídia e a atividades que visam provocar reflexões, criando uma conexão entre os temas abordados e o contexto das atividades que você desenvolve no SUS e/ou nos seus outros locais de atuação profissional. A intenção é ampliar o entendimento sobre as DCNT e como mitigar seus fatores de risco.
Você também terá acesso a um cronograma detalhado, que irá orientar sobre os prazos de realização das atividades, bem como sobre as datas dos webencontros planejados ao longo do curso.
Conhecer esses fatores de risco modificáveis, as características de sua distribuição na população brasileira e se atualizar em relação às medidas que impactam na sua exposição são atitudes fundamentais para profissionais de saúde da rede SUS e de outros setores, pois permitem trabalhar com a prevenção das DCNT de uma forma mais regular e efetiva.
As atividades propostas durante o curso têm a intenção de provocá-lo a agir sobre o seu contexto local de atuação. A ideia é que, a partir do aporte teórico, você consiga perceber, no seu dia a dia, a atuação das indústrias relacionadas aos fatores de risco e se sinta potente para, em alguma medida, intervir e atuar em favor da saúde das pessoas.
Cada atividade tem um formato diferente. Ora você compartilhará reflexões e produções em um fórum, ora participará de algum debate em um webencontro. Há momentos de produção individual, em que você será convocado ao planejamento, à realização e à análise avaliativa de uma ação; haverá, também, momentos de síntese.
Ao final dos cinco módulos, você produzirá uma síntese do seu percurso formativo, compartilhando as microintervenções que realizou com todos os colegas. A ideia é oferecer inspiração para que, em outros locais, eles possam atuar em prol da saúde das pessoas. Você também participará de um webencontro de finalização do curso e será convidado a preencher um questionário avaliando o curso em suas diversas dimensões (material didático, tutoria-docente, AVA etc.).
Neste curso, a avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do aluno. Vejamos alguns aspectos relevantes à sua avaliação:
As atividades propostas são consideradas chaves para acompanhar o seu desenvolvimento. São momentos reflexivos, de confronto de ideias, saberes e embates sobre determinadas questões, que possibilitam evidenciar a riqueza inerente à produção social do conhecimento.
Seu desempenho nas atividades receberá comentários do tutor-docente, registrados no AVA. Não será atribuída nota/conceito para cada atividade em particular, mas, sim, uma nota final, referente ao conjunto de produções desenvolvidas ao longo do curso, de modo a abarcar o seu processo formativo como um todo.
Para analisar seu desempenho nas atividades, e no curso em sua totalidade, serão observados os seguintes aspectos:
A sua nota final do curso (0,0 a 10,0), lançada pelo tutor-docente, será convertida automaticamente em conceito – A, B, C ou D –, obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.
De acordo com as normas acadêmicas, para obter o certificado de conclusão de curso você deverá alcançar, no mínimo, nota seis em seu desempenho.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Qualificação Profissional [...]. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP, 2016. Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF. Acesso em: 23 fev. 2023.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.
INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM IMUNOBIOLÓGICOS. Ministério da Saúde apresenta cenário das doenças não transmissíveis no Brasil. Brasília, DF: Fiocruz/Bio-Manguinhos, 22 set. 2021. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/2604-ministerio-da-saude-apresenta-cenario-das-doencas-nao-transmissiveis-no-brasil#:~:text=As%20Doen%C3%A7as%20e%20Agravos%20N%C3%A3o,%C3%B3bitos%20por%20DCNT%20em%202019. Acesso em: 23 fev. 2023.
Presidente
Mario Moreira
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Marco Antonio Carneiro Menezes
Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP
Enirtes Caetano Prates Melo
Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP
Mauricio De Seta
Coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde – Cetab/ENSP
Silvana Turci
Coordenadoras
Ana Natividade
Silvana Turci
Assessoras na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Ana Paula Abreu-Fialho
Paula Celestino de Almeida
Assessores na formação docente
Diogo Cesar Nunes
Nízia Maria Ponte
Priscila Talita Oliveira
Revisão metodológica
Paula Celestino de Almeida
Desenho instrucional
Paula Celestino de Almeida
Cristina Ávila Mendes
Revisão de texto/copidesque
Sonia Kritz
Revisão de referências/normalização
Maria Auxiliadora Nogueira
Revisão editorial
Alda Maria Lessa Bastos
Andréia Amaral
Identidade visual e projeto gráfico
Yury Loureiro Cooke
Desenvolvimento
Jaime Vieira
Rejane Megale Figueiredo
Material elaborado de acordo com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. Os textos desta obra podem ser copiados e compartilhados, desde que não sejam utilizados para fins comerciais, seja citada a fonte e atribuídos os devidos créditos.
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação deDesenvolvimento Educacional e Educação a Distância.
Informações sobre o curso: Estratégias de prevenção das doenças
crônicas não transmissíveis / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio
Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a
Distância. ― Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, ENSP, Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. 2023.
23.300 kb : il. color.
ISBN: 978-85-8432-104-9
1. Doenças não Transmissíveis - prevenção & controle. 2. Estratégias deSaúde. 3. Fatores de Risco. 4. Uso de Tabaco. 5. Alcoolismo.
6. Comportamento Sedentário. 7. Dieta Saudável. 8. Aprendizagem.
I. Título.
Como referenciar esta obra, segundo a ABNT:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Informações sobre o curso: Estratégias para a Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Rio de Janeiro: Fiocruz/CDEAD/ENSP, 2023. 1 recurso eletrônico. Material didático digital do Curso Estratégias para a Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
2023
Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP)
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Prédio Professor Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21041-210