Desde os primórdios da civilização, a trajetória da humanidade tem sido marcada por grandes conquistas e, também, por situações adversas, entre as quais está a violência, que se manifesta sob variadas formas e em distintos contextos, tanto por meio do emprego da força física como pela intimidação moral. Enfrentá-la continua sendo um desafio.
O setor de educação sofre com a dimensão da violência social e daquela existente no espaço escolar, que introduz desafios crescentes e a premente necessidade de estabelecimento de limites e possibilidades de atuação. Os reflexos dos atos de violência na escola traduzem a complexidade das questões a serem enfrentadas. São inúmeras as mortes e lesões físicas e emocionais decorrentes de situações de violência. As questões envolvidas são complexas, porque suscitam reflexões sobre a adequação da escola ao contexto da violência, colocam novos problemas e evidenciam a necessidade de uma atuação mais específica, interdisciplinar, multiprofissional, intersetorial e engajada dos(as) profissionais da escola e de outros setores, como da assistência social, dos conselhos tutelares, da justiça e da segurança pública. Sabemos que não há respostas prontas e acabadas para transformar uma determinada realidade, mas há caminhos a serem abertos com muito trabalho e dedicação.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destaca-se por sua contribuição na formação de profissionais que atuam com políticas públicas, em especial no campo da saúde, mas também nas áreas de educação e assistência social. Ao longo dos anos, vem ampliando o espectro de pesquisas e capacitações para áreas relacionadas a fenômenos sociais que impactam a saúde da população.
O Curso Impactos da Violência na Escola insere-se nesse contexto de enfrentamento. Está estruturado de modo a oferecer aos(às) estudantes uma atuação no aprimoramento de práticas e no fortalecimento de ações coletivas, trazendo uma abordagem voltada para a prevenção da violência e a promoção de uma cultura de direitos humanos.
O curso decorre de uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) – por meio do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) e da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD) –, e o Ministério da Educação (MEC) – por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) –, que, desde 2006, produz cursos de pós-graduação lato sensu com a EAD/ENSP. Essa parceria concretizou uma experiência de âmbito intersetorial entre educação e saúde como campos do conhecimento que se interpenetram, possibilitando a qualificação de políticas públicas em benefício da ampliação da oferta de vagas no ensino superior.
É importante que os(as) profissionais de educação estejam capacitados(as) para atuar numa perspectiva que leve em conta a condição peculiar de desenvolvimento de crianças e adolescentes, e suas inserções em contextos da violação da dignidade e dos direitos garantidos para a infância e a juventude. A observação e o contato diário com os(as) estudantes podem contribuir para a promoção e a proteção de direitos de crianças e adolescentes.
A escola é um espaço profícuo para o estabelecimento de práticas educativas que ensejam discussões, atitudes e a construção de posicionamentos refratários às violências simbólicas, às discriminações, aos preconceitos e à violação da dignidade humana. A educação é um direito que também pode orientar o processo de disseminação de uma cultura dos direitos humanos para todas as esferas sociais. Nesse sentido está a sua centralidade e a de seus(suas) agentes na sociedade brasileira.
Este curso visa despertar reflexões que possam dar visibilidade a essa temática e contribuir para semear práticas educativas mais inclusivas, acolhedoras e promotoras dos direitos humanos no ambiente escolar. Entendemos que a violência na sociedade contemporânea invade subjetiva e objetivamente a vida de todos(as), interferindo no desenvolvimento humano, nos desejos, nas ações e nas opções tomadas por indivíduos e por instituições. Procuramos, assim, refletir sobre as formas de violência presentes nas escolas brasileiras: tanto aquelas que se originam em diversos espaços sociais e que invadem o espaço escolar, quanto aquelas que na escola germinam e dão frutos que repercutem no cotidiano e na vida social de uma forma mais ampliada.
A reflexão que procuramos estimular visa provocar o diálogo entre professores(as) e demais integrantes da equipe escolar, que se veem aturdidos diante de problemas que não foram preparados para enfrentar, ao longo dos anos de formação acadêmica. Buscamos também sensibilizar os(as) gestores(as) para a importância de se debater sobre a questão da violência na escola e sobre o papel a ser desempenhado por cada um dos atores que conformam o sistema de ensino.
Oferecer subsídios a profissionais da educação que atuam direta ou indiretamente com pessoas em situação de violência na escola, propiciando o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais e políticas, auxiliando na tomada de uma atitude e/ou postura diante de pessoas que vivenciam situações de violência.
Espera-se, assim, que o curso proporcione o desenvolvimento das seguintes capacidades:
A proposta pedagógica do curso fundamenta-se no reconhecimento do estudante como agente ativo de seu próprio conhecimento. Sendo assim, o processo educativo está calcado na valorização das experiências e vivências dos estudantes-profissionais, de forma a propiciar a mobilização de saberes e a reconstrução do conhecimento existente em termos individuais e coletivos.
Nessa perspectiva, desde a concepção até o planejamento das atividades pedagógicas, o curso privilegia o pensamento autônomo e a visão crítica, ao mesmo tempo que enfatiza o domínio técnico, com o objetivo de resolver problemas encontrados em sua realidade.
Trata-se de um processo de formação que tem como base a realidade de trabalho do(a) profissional, de modo que o processo pedagógico estimule o exercício crítico-reflexivo das práticas no âmbito da educação básica, bem como do contexto em que estão inseridas.
O desenvolvimento da autonomia é uma competência transversal que, necessariamente, deverá ser desenvolvida e que dependerá também da motivação, do comprometimento e do esforço do estudante.
Para subsidiar o alcance dos objetivos, organizamos os conteúdos pedagógicos do curso em quatro temas centrais articulados entre si, que constituem as unidades de aprendizagem (UA) . A Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica perpassa todos esses conteúdos.
As UA foram construídas com base na conexão entre conteúdo, estratégias pedagógicas e recursos gráficos, criados especialmente para propiciar um ambiente de aprendizagem motivador.
Considerando a relação teoria-prática favorecida por toda a abordagem conceitual deste curso, o TCC será estruturado na forma de um projeto de intervenção. Tal projeto é assumido como um espaço estratégico no curso, pois, com base nele, são especialmente materializáveis os chamados “objetivos de ação” (objetivos de fazer acontecer em relação a uma determinada realidade).
O curso foi estruturado de modo que as diferentes partes do TCC fossem construídas ao longo de seu desenvolvimento. O importante é que você possa acompanhar as atividades e aproveitá-las para a sistematização do projeto, utilizando o canal de diálogo com o(a) tutor(a)-docente a fim de dirimir dúvidas.
O curso se inicia com o primeiro encontro pedagógico (remoto), com duração de 8h distribuídas em dois turnos, quando serão apresentados a proposta do curso, seus objetivos, a estrutura, o material didático e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Esse encontro também pretende estimular os estudantes a formular seus planos de estudos.
Ao longo do curso a interação entre seu(sua) tutor(a)-docente, você e os outros estudantes será desenvolvida a distância, por meio do AVA e das ferramentas de comunicação. Você poderá acompanhar as atividades pelo cronograma detalhado que é publicado no AVA e terá acesso às unidades de aprendizagem que visam ampliar seu olhar crítico com base na relação entre teoria e prática.
As leituras, as atividades de avaliação, os momentos coletivos de discussão e a troca de experiências estarão explicitados nesse cronograma. Além dessas atividades, de acordo com a interação e as necessidades dos estudantes, poderão surgir outras, as quais deverão ser discutidas e pactuadas no interior de cada turma.
De forma transversal às unidades de aprendizagem desenvolve-se a metodologia científica, que desde o início do curso orienta a produção do projeto de intervenção (TCC) de forma progressiva.
O segundo encontro pedagógico será presencial, com duração de dois dias (16 horas), e ocorrerá na metade do desenvolvimento do curso, para discussão dos temas a serem abordados nos TCC e orientação individualizada da metodologia utilizada.
Ao final da Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica, você terá um prazo para concluir o seu projeto de intervenção (TCC) e enviá-lo para a apreciação do seu(sua) tutor(a)-docente.
O curso finaliza com o terceiro encontro pedagógico (presencial), com duração de 16h, que objetiva a apresentação dos TCC a uma banca composta por três professores convidados pela coordenação do curso. Após essa apresentação, você deverá incorporar as sugestões que porventura forem indicadas pela banca e enviar a versão final do trabalho para o seu(sua) tutor(a)-docente, que posteriormente lhe informará sobre a nota final obtida no curso.
Você continuará tendo acesso ao ambiente virtual de aprendizagem por uma semana após receber sua nota final.
Neste curso, a avaliação é prioritariamente formativa, com foco no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento das capacidades necessárias à atuação profissional, buscando sempre valorizar as vivências pessoais e profissionais do(a) estudante. Vejamos alguns aspectos relevantes à sua avaliação.
Para analisar seu desempenho nas atividades, e no curso em sua totalidade, serão observados os seguintes aspectos:
A sua nota final do curso (0,0 a 10,0), lançada pelo(a) tutor(a)-docente, será convertida automaticamente em conceitos – A, B, C ou D –, obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.
A sua nota/conceito final será calculada com base nas notas/conceitos obtidos por você ao longo do curso, em cada uma das unidades de aprendizagem, cujas notas/conceitos expressam seu desempenho nas atividades de avaliação a distância.
Observe como será calculada a sua nota final no curso.
Onde:
UA – Nota da unidade de aprendizagem
UAT MC – Nota da Unidade de Aprendizagem Transversal Metodologia Científica
No terceiro encontro presencial você apresentará o seu trabalho de conclusão do curso (TCC), que também receberá uma nota de zero a dez (0,0 a 10,0), a ser lançada no AVA.
Os critérios de avaliação da apresentação do TCC a serem utilizados pela banca são os seguintes:
Conforme as normas acadêmicas apresentadas no material Educação a distância da ESNSP/Fiocruz e a formação profissional, para obter o certificado de conclusão de curso você terá de alcançar, no mínimo, nota 6,0 (conceito C) em cada uma das unidades de aprendizagem e no TCC. Além disso, precisará cumprir o prazo máximo de finalização das unidades de aprendizagem e do TCC, a contar da data de início do curso.
Separada da prática, a teoria é puro verbalismo inoperante; desvinculada da teoria, a prática é ativismo cego. Por isto mesmo é que não há práxis autêntica fora da unidade dialética ação-reflexão, prática-teoria. Da mesma forma, não há contexto teórico “verdadeiro” a não ser em unidade dialética com o contexto concreto.
Paulo Freire (1981).
DESLANDES, Suely Ferreira. Notas para elaboração de projetos de investigação científica e projetos de intervenção. In: LEITÃO, Cleide Figueiredo; SANTOS, Henriette (org.). Curso de impactos da violência na saúde: caderno do aluno: orientações para o curso de especialização. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/EAD, 2012. p. 80-104.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Regulamento dos cursos de pós-graduação lato sensu e de qualificação profissional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP, 2016. Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF. Acesso em: 2 abr. 2022.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.
Presidente
Mario Santos Moreira
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Marco Antonio Carneiro Menezes
Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP
Enirtes Caetano Prates Melo
Chefe do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli – Claves /ENSP
Kathie Njaine
Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP
Mauricio De Seta
Coordenadoras da Universidade Aberta do Brasil na Fiocruz – UAB/CDEAD/ENSP
Ana Paula Abreu-Fialho
Henriette dos Santos
Diretoria de Educação a Distância – DED
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Coordenadoras
Patricia Constantino
Kathie Njaine
Assessoras na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Henriette dos Santos
Paula Celestino de Almeida
Assessoras na formação docente
Cleide Figueiredo Leitão
Priscila Talita Oliveira
Desenho instrucional
Henriette dos Santos
Revisão de texto/copidesque
Sonia Kritz
Revisão de referências/normalização
Maria Auxiliadora Nogueira
Projeto gráfico e desenvolvimento
Rejane Megale Figueiredo
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Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Informações sobre o curso: impactos da violência na escola / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. ─ Rio de Janeiro, RJ : Fiocruz/ENSP/CDEAD, 2023.
2.270 kb : il. color.
ISBN: 978-85-8432-101-8
Inclui Bibliografia
Site: https://ava.ead.fiocruz.br/pluginfile.php/16897/course/section/346/informacoes-curso/informacoes-sobre-o-curso/capa.html
1. Violência. 2. Violência nas Escolas. 3. Bullying. 4. Aprendizagem. 5. Educação de Pós-Graduação. I. Título.
Como referenciar a obra segundo a ABNT
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância. Informações sobre o Curso Impactos da Violência na Escola. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/CDEAD; Brasília, DF: Ministério da Educação: UAB, 2023.
2023
Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – CDEAD/ENSP
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