UNIDADE III
Manejo e resposta de emergências e desastres em saúde pública

Módulo 6 • Grupo 4

Tópicos especiais no manejo e resposta de emergências e desastres em saúde pública

Grupo 4 – Assistência farmacêutica

Os desastres e emergências causam lesões físicas, traumas emocionais, doenças infecciosas, respiratórias, queimaduras etc., além de aumentarem a mortalidade ou agravarem os casos de doenças crônicas já existentes na área afetada. Dessa forma, a assistência farmacêutica torna-se especialmente importante para sanar tais problemas de saúde.

Revejam a Cena 10 da UA III, Módulo 5, com atenção especial ao final.

Foto: jcomp. Fonte: Freepik.

A disponibilização de medicamentos e hemoderivados em momentos de desastres e emergências é um desafio. É preciso ter em estoque medicamentos voltados para atender ao perfil epidemiológico da população, assim como medicamentos que podem ser utilizados no caso de ocorrências relacionadas ao perfil dos principais desastres identificados na região (vocês fizeram esse levantamento sobre o histórico de desastres no Módulo 3 do curso). Dessa forma, o PPR-S deve contemplar o planejamento de ações para garantir o acesso a medicamentos que, consequentemente, irão diminuir os impactos na saúde da população atingida. 

Conforme fica claro na cena, os estoques do município de Bandeira estavam baixos e havia a preocupação de desabastecimento em um momento essencial. Situação semelhante é vivenciada em diversos estados e municípios do Brasil durante a pandemia de Covid-19.

Nesses momentos, é fundamental dialogar com os governos estaduais e com os municípios próximos, mas principalmente com o governo federal, para que medicamentos e hemoderivados possam ser disponibilizados para as áreas e a população afetada.

A Portaria GM n. 2.365, de 18 de outubro de 2012,  define a composição do kit de medicamentos e insumos estratégicos a ser encaminhado pelo Ministério da Saúde para assistência farmacêutica às unidades da federação atingidas por desastres. No entanto, para saber a real necessidade de medicamentos do município e dar conta da situação no momento do desastre é fundamental conhecer a disponibilidade de medicamentos local em relação ao perfil epidemiológico da população e considerar que, em função do desastre e/ou emergência, pode haver necessidade de aumento de alguns desses itens.

Vejam algumas notícias sobre o tema:

Para desenvolver a apresentação do grupo no seminário, fiquem atentos às seguintes orientações:

MÓDULO 6 • ATIVIDADES DE SEMINÁRIOS
MÓDULO 6 • SUBSÍDIOS GRUPO 4