UNIDADE III
Manejo e resposta de emergências e desastres em saúde pública
Módulo 6 • Grupo 3
Tópicos especiais no manejo e resposta de emergências e desastres em saúde pública
Grupo 3 – Qualidade da água para consumo humano
Segundo o Ministério da Saúde, a água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população, quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente.
Foto: Katja Just. Fonte: Pixabay.
Nesse sentido, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil.
Instrumento de implementação das ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, o Vigiagua consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso a água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.
Retomando o caso do município de Bandeira...
Na Cena 10 da UA III, Módulo 5, o secretário de saúde do município de Bandeira foi cobrado durante reunião do COE-Geral sobre o monitoramento e a avaliação sistemática da qualidade da água para consumo humano que estava sendo captada pela população em diferentes pontos, uma vez que o sistema de abastecimento do município tinha entrado em colapso. O secretário de saúde, indignado, repassa essa cobrança a João Marcos, responsável pela vigilância em saúde (VS) do município.
Lembrem-se de que:
- Os prestadores de serviço de abastecimento de água têm a responsabilidade legal de garantir a qualidade da água para consumo humano.
- Cabe ao setor saúde (especialmente à VS) a vigilância sobre a qualidade da água para consumo humano.
- O papel da vigilância em saúde é justamente orientar o prestador desse serviço, monitorar a qualidade da água e, em situações de emergência, levantar e indicar novas fontes de abastecimento.
- Os prestadores de serviço de abastecimento de água têm a responsabilidade legal de garantir a qualidade da água para consumo humano, enquanto o setor saúde (especialmente a VS) tem o papel de monitorar essa qualidade.
- Nos momentos de desastre, é responsabilidade da VS monitorar a qualidade da água; para isso, sua atuação naqueles territórios afetados deve ser intensificada.
Para desenvolver a apresentação do grupo no seminário, fiquem atentos às seguintes orientações:
- Mostrem a relevância desse tópico no processo de gestão de risco de desastres e emergências.
- Ilustrem com casos reais pesquisados ou relatos de situação vivenciada no passado em seu município/estado/região, na qual houve algum tipo de dano ou impacto no sistema de abastecimento de água diante de uma situação de emergência ou desastre.
- Descrevam como deve se organizar a vigilância em saúde em situações de dano ou impacto no sistema de abastecimento de água.
- Apresentem as ações a serem planejadas e implementadas diante de uma situação de emergência ou desastre.
MÓDULO 6 • ATIVIDADES DE SEMINÁRIOS
MÓDULO 6 • SUBSÍDIOS GRUPO 3