UNIDADE II
Redução de risco em emergências e desastres em saúde pública

Módulo 4 • Atividade 3

Informação e comunicação de risco

Ícone de prazo

Prazo: 2 semanas (concomitante com a Atividade 2)

Ícone de produto

Produto: Elaboração de Portfólio (autoavaliação)

Após abordarmos as etapas e ações do setor saúde no processo de gestão de risco de emergências e desastres e as estratégias de comunicação de risco a serem planejadas, convidamos você a dar continuidade à reflexão sobre o seu processo de aprendizagem, iniciada na UAI.

Com este objetivo, destaque os pontos principais (negativos e positivos) da UAII e os impactos do que você aprendeu na sua prática profissional.

Lembre-se de que o portfólio é um instrumento de formação e avaliação educacional, que permite sistematizar os aprendizados, as produções individuais ou coletivas, bem como relatar as vivências e experiências durante o seu processo de ensino e aprendizagem.

A proposta é que você procure distinguir o alcance (ou não) dos objetivos de cada unidade de aprendizagem, relatando suas dificuldades e facilidades, impactos e desdobramentos na prática profissional.  Acreditamos que a elaboração do portfólio auxilia a desenvolver a atitude analítica e crítico-reflexiva fundamental para a construção, aplicação e avaliação do conhecimento.

Elaboramos algumas questões que podem lhe ajudar a refletir sobre seu processo de aprendizagem. Não há necessidade de responder a todas elas. A ideia é apenas que essas questões sirvam de ponto de partida para a identificação dos avanços/dificuldades e auxiliem na elaboração de seu portfólio referente à UAII.

Neste sentido, lembre-se de que não existem respostas corretas ou erradas. O importante é você analisar as causas e justificativas para cada uma delas, podendo envolver variáveis diversas: desde aspectos pessoais/individuais, passando pelas limitações e potencialidades dos materiais, conteúdos e dinâmica do curso, até aspectos mais amplos e estruturais, que podem – em maior ou menor grau – ter influenciado sua participação e aprendizado no curso.

Reafirmamos que o mais importante é o movimento de reflexão e análise de seu processo formativo por meio de seus aprendizados, vivências, em articulação com os propósitos do curso, bem como análise de possibilidades ou estratégias para ampliar o desenvolvimento de suas capacidades.

Questões disparadoras para auxiliar na reflexão
  • Consegui compreender as atividades propostas e os objetivos a serem alcançados, bem como quais conhecimentos são necessários para respondê-las?
  • Foi possível me planejar, selecionando e organizando as informações, conteúdos e reflexões relevantes para a elaboração das atividades?
  • Cumpri o tempo de dedicação de 10 horas semanais para a elaboração das atividades e estudos, incluindo leituras, anotações, pesquisas e interação com o tutor-docente e demais estudantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?
  • Percebi as articulações entre uma unidade de aprendizagem e outra, assim como entre um módulo e outro?
  • Encontrei motivação para realizar as atividades, fazendo inferências sobre os conhecimentos estudados e sobre o modo de realizá-las?
  • Avaliei se os materiais e conteúdos estão de acordo com o planejado e se são suficientes para a realização das atividades?
  • Interagi com o tutor sempre que julguei necessário? Houve alguma dificuldade para que a interação acontecesse?
  • Avaliei e revisei minhas respostas, considerando as interações e os feedbacks do tutor?
  • Foi possível relacionar o conhecimento que já detenho sobre o assunto com o necessário para desenvolver a atividade?
  • Consegui relacionar minhas vivências e atuação profissional com as atividades e conteúdo do curso?
Ícone de envio de atividades

Envie o arquivo ao seu tutor por meio da ferramenta Envio de Atividades do AVA.

MÓDULO 4 • SUBSÍDIOS 2
MÓDULO 4 • PARA RECORDAR