UNIDADE II
Redução de risco em emergências e desastres em saúde pública

Módulo 4 • Atividade 1

Informação e comunicação de risco

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Prazo: 2 semanas

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Produtos: Quadro com elementos de um plano de comunicação de risco

A comunicação dos riscos é parte integrante de qualquer resposta a emergências em saúde pública e desastres e consiste na troca de informação, aconselhamento e pareceres em tempo real. Uma comunicação eficaz dos riscos com informações rigorosas, com frequência e com diferentes linguagens e canais permite que as pessoas entendam, confiem, usem essas informações e, consequentemente,  façam escolhas e tomem medidas para protegerem a si próprias, às suas famílias e às comunidades contra os perigos e as ameaças à sua saúde.

Ao se deparar com uma situação de crise, que exigia estratégias de comunicação de risco, a equipe de saúde do município de Bandeira precisava de um plano de comunicação pautado em estratégias seguras para se comunicar com diferentes públicos.

Tendo como referência o seu relato de experiência da Atividade 2 do Módulo 1 ou uma situação vivenciada atualmente em seu município/estado, elabore um plano de comunicação de risco rápido e seguro, considerando os seus elementos centrais e fundamentais. Você deve também identificar os limites, potencialidades e propor ações para aprimoramento do plano visando a uma comunicação de risco rápida e segura, de modo a evitar a criação e o compartilhamento de informações e mensagens falsas (fake news). Para isso, leia os materiais de subsídio, em especial o texto Comunicação rápida e segura, que contém os principais elementos de um plano de comunicação de risco. E, em seguida, utilize como base o Quadro 1 – Plano de comunicação de risco para elaborar a sua resposta, considerando os diferentes tipos de públicos e percepções de riscos.

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Envie o quadro preenchido com a sua resposta por meio da ferramenta Envio de Atividade do AVA.

Vale ressaltar que a comunicação de risco deve estar presente em todas as fases do processo de gestão de risco de emergências em saúde pública e desastres, e não somente no momento de crise ou emergência. Veja abaixo algumas sugestões de ações de comunicação de risco antes, durante e após uma situação de crise:

ANTES
DURANTE
DEPOIS
  • Divulgar ações de prevenção e preparação.
  • Planejar e preparar as estratégias de comunicação.
  • Definir e capacitar as fontes de informação.
  • Definir equipe de trabalho e identificar parceiros.
  • Preparar informações e definir estratégias de comunicação com os diferentes veículos.
  • Definir quem será o porta-voz.
  • Organizar as informações de forma integrada no COE-Saúde.
  • Produzir e divulgar notícias sobre o evento e as ações de resposta.
  • Divulgar boletins com informações sobre a situação e ações de resposta.
  • Divulgar balanços das ações de resposta no final do dia.
  • Elaborar e divulgar relatórios diários sobre as ações de resposta ao desastre e informações como o número de desabrigados, desalojados, danos, prejuízos, atendimentos etc.
  • Divulgar informações sobre as ações de reabilitação e reconstrução.
  • Divulgar avaliação sobre ações de resposta para correção de erros e ampliação da percepção de novos riscos pela comunidade.

Fonte: Adaptado de CEPED-UFSC, 2012.

MÓDULO 4 • CENA 8
MÓDULO 4 • SUBSÍDIOS 1