UNIDADE II
Redução de risco em emergências e desastres em saúde pública

Módulo 3 • Atividade 3

Planejamento para preparação e resposta

Ícone de prazo

Prazo: 2 semanas (concomitantes com a Atividade 2)

Ícone de produto

Produto: Atividade reflexiva (sem envio)

Tendo em vista a importância da elaboração de um Plano de Preparação e Resposta (PPR) do setor saúde, percorremos até agora neste módulo as três primeiras etapas deste plano, que são: (1) estruturação do COE-Saúde; (2) levantamento de informações sobre emergências em saúde pública, desastres e vulnerabilidades; e (3) levantamento da capacidade de resposta.

Vamos então refletir sobre as duas próximas etapas para elaboração do PPR, que são: (4) mapeamento de vulnerabilidades e capacidade de resposta; e (5) preparação do setor saúde para responder às emergências e aos desastres.

Etapa 4 – Mapeamento de vulnerabilidades e capacidade de resposta

Uma vez levantadas todas as informações sobre as emergências em saúde pública, desastres, vulnerabilidades e capacidade de resposta do setor saúde, elas devem ser sistematizadas em mapas (físicos e digitais) de forma simples, de modo a facilitar as ações de resposta, além de subsidiar ações preventivas, como proposto na Etapa 4 do PPR.

O setor saúde não precisa necessariamente se responsabilizar pela elaboração de mapas, pois essa atividade exige um nível de conhecimento técnico específico, nem sempre de domínio dos profissionais da área ou mesmo disponível em muitas secretarias municipais de saúde. Porém, cabe aos profissionais de saúde realizar a articulação com outras áreas ou setores e indicar aos profissionais responsáveis pelo mapeamento os itens fundamentais a serem mapeados.

Como esse mapeamento pode contribuir para a tomada de decisão em uma situação como esta?

Registre suas reflexões e as reveja no momento da construção de seu TCC.

Livro aberto - Ícone de material complementar

Caso queira saber mais sobre esse assunto:

Foto: Felipe Werneck / Ibama. Fonte: Wikimedia Commons.

Etapa 5 – Preparação do setor saúde para responder às emergências e aos desastres

Após o levantamento e o mapeamento das informações sobre emergências em saúde pública, desastres, vulnerabilidades e capacidade de resposta, o setor saúde precisa se preparar para responder aos desastres e emergências, visando garantir o atendimento da população local atingida sem a sobrecarga e a desorganização de outros serviços de saúde e, ao mesmo tempo, guiado pelos princípios de universalidade, equidade e integralidade que orientam o SUS.

Na Etapa 5 devemos estar atentos à necessidade de que as ações sejam planejadas e organizadas com antecedência para que todos os envolvidos estejam cientes e preparados para agir e responder de acordo com as responsabilidades previamente definidas e as necessidades e problemas da população, sobretudo quando consideramos que as ações de gestão de risco frente a uma situação de desastre e/ou emergência envolverão diversas áreas e atores do setor saúde e que estes atuarão durante todo o ciclo do evento. Dessa forma, é imprescindível um planejamento prévio das ações de atenção à saúde e vigilância em saúde, obedecendo à sistemática de referência definida no SUS.

Mas como fazer isso?

Livro aberto - Ícone de material complementar

Caso queira saber mais sobre esse assunto:

Caso tenha alguma dúvida ou queira aprofundar conteúdos sobre as Etapas 4 e 5 do Plano de Preparação e Resposta (PPR), não deixe de entrar em contato com o seu tutor.

Ícone de exercícios

Exercício comentado. Este exercício oferece um feedback automático, permitindo a avaliação de seu progresso a partir da comparação com a sua resposta.

MÓDULO 3 • SUBSÍDIOS 2
MÓDULO 3 • ATIVIDADE 4