
Prazo: 2 semanas
Produto: Fórum de discussão
Vimos nas Cenas 4 e 5 que, apesar de serem evidentes os danos e impactos à saúde da população decorrentes do rompimento da barragem, muitos profissionais de saúde do município de Bandeira não se “reconheciam” como atores dentro do processo de gestão de risco de desastres e emergência, em todas as suas etapas e fases.
Apesar de todos os processos serem fundamentais para a gestão de risco, acreditamos que são tópicos centrais e podem reduzir ou minimizar os riscos, impactos, danos e agravos à saúde da população: uma boa prevenção dos riscos, preparação para a resposta e planos de recuperação e reconstrução. No setor saúde, assim como em outros setores governamentais, esses processos não podem estar dissociados de princípios e valores presentes na nossa Constituição Federal e no SUS.
Com base nos materiais apresentados neste módulo, na forma de leituras, vídeos e exercícios, inclusive os materiais de subsídio desta atividade, e considerando o atual cenário das políticas públicas no país, propomos uma discussão no fórum com seus colegas, tendo como perguntas norteadoras:
Como subsídio para a atividade, assista ao vídeo Prevenção contra desastres naturais é urgente – atue agora, poupe mais tarde. E leia a reportagem: Política de prevenção de desastres naturais definha no país.