Olá! Este material do Curso Impactos da Violência na Saúde apresenta um percurso que busca facilitar e incentivar o diálogo, a investigação, a problematização e a interação entre os atores do processo educativo.
O percurso de aprendizagem é constituído por um conjunto de atividades que articulam teoria e prática do cuidado em saúde, sob o enfoque da violência. Foi planejado com a finalidade de orientar o seu estudo, utilizando vários recursos de forma integrada, como: material on-line, livro-texto, interação pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Viask e biblioteca multimídia com títulos selecionados e específicos à temática do curso.
Vamos começar relembrando, aqui na Introdução, alguns aspectos fundamentais do curso, já abordados no Caderno do Aluno:
Esperamos que este percurso possa contribuir para orientar seu estudo e que o curso propicie um processo de aprendizagem estimulante e desafiador.
Bom trabalho!
Coordenação do curso
Claves/ENSP/Fiocruz
Equipe da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância CDEAD/ENSP/Fiocruz
Para alcançar esses objetivos, o processo de formação dos alunos pressupõe o desenvolvimento de ações educativas que ampliem a compreensão e análise da realidade local e global do SUS no contexto do atendimento às vítimas da violência. Prima-se pela construção coletiva do conhecimento, visando à resolução de situações-problema encontradas no cotidiano do trabalho, em diversas instâncias: técnica, interpessoal e política, entre outras.
Essa proposta exigirá de você uma postura ativa, de busca e articulação de conhecimentos e de exercício contínuo da capacidade de reflexão e análise, assumindo, desde o início, a gestão do seu processo de aprendizagem.
Para atingir os objetivos do curso, o processo de formação se estrutura no trabalho dialógico que envolve o tutor-docente e os alunos. Esse trabalho em conjunto e sua dedicação aos estudos buscam ampliar a capacidade de:
É importante salientar que você não está sozinho nesse caminho! Apesar de estudar de forma individualizada, deverá compartilhar suas ideias com o tutor-docente e os demais colegas da turma no AVA.
Lembre-se! Você poderá recorrer ao tutor-docente sempre que precisar de ajuda para aprofundar suas reflexões.
O tema eleito para o curso – impactos da violência na saúde – constitui o elemento organizador da proposta curricular.
Para essa proposta, destinada à oferta do curso em nível de especialização, foram definidos cinco temas centrais, que constituem as unidades de aprendizagem, além da unidade de metodologia científica. São temas articulados entre si e com significados relevantes no plano social.
No livro-texto Impactos da Violência na Saúde, a organização se expressa em “partes” e “capítulos”.
A metodologia científica é desenvolvida em um formato transversal às demais unidades de aprendizagem, concebida de maneira articulada com a temática central de cada unidade.
À medida que o curso vai avançando, os conhecimentos adquiridos pelos alunos no estudo das unidades de aprendizagem geram um acúmulo de saberes que contribuem para as reflexões demandadas pelas atividades de metodologia científica. Dessa forma, as atividades visam a propiciar a compreensão de conceitos e domínios orientadores e operativos para a elaboração de estudos científicos, bem como subsidiar a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC).
Veja a seguir a matriz curricular do curso.
O conjunto didático do Curso Impactos da Violência na Saúde é composto de diversos materiais integrados em uma lógica que parte das ações que você deverá desempenhar no curso, contando com um tempo de dedicação de 6 a 8 horas semanais.
Os textos indicados e as atividades construídas criam uma dinâmica interativa a partir da qual espera-se o desenvolvimento das capacidades analítica, investigativa e propositiva do aluno. Para adquirir o aprofundamento teórico necessário à especialização e incentivar a prática da pesquisa, você terá à sua disposição o acervo de textos da biblioteca digital do curso, além do aporte conceitual contido no livro-texto.
As atividades coletivas e individuais programadas conferem um caráter dinâmico ao curso. É por meio delas que as trocas de saberes e práticas se realizam mais intensamente, quer entre você e o seu tutor-docente, quer entre você e os demais alunos da sua turma.
Nas unidades de aprendizagem, algumas atividades serão construídas em turma, por meio do fórum de discussão no AVA; outras devem ser feitas individualmente e enviadas ao tutor-docente.
O seu TCC deverá ser construído ao longo do desenvolvimento do curso.
A avaliação das atividades e o acompanhamento do seu progresso no curso serão feitos pelo seu tutor-docente.
Você irá receber retornos sobre cada fórum de que participar e cada atividade que entregar, para que tenha orientações e possa melhorar a cada etapa.
As notas serão conferidas no fim de cada unidade de aprendizagem, considerando os seus avanços ao longo do curso.
Sempre que sentir dificuldades ou tiver dúvidas, comunique-se com seu tutor-docente pelo AVA, para receber orientações e apoio neste percurso.
Para acompanhar o desenvolvimento do curso, as interações e as atividades propostas, fique sempre atento ao AVA, que é sua sala de aula virtual.
Seu tutor-docente estará disponível nesse ambiente, buscando orientar você e sua turma durante todo o processo.
Lembre-se de que o cronograma é um dos principais instrumentos para organizar o seu estudo. Oriente-se por ele, levando em conta o tipo de atividades propostas e o tempo sugerido para o desenvolvimento de cada uma delas.