Características

  • Nível de ensino: especialização
  • Carga horária: 420 horas, sendo previstas 388 horas de atividades a distância, 32 horas de atividades presenciais
  • Duração máxima prevista: 12 meses
  • Dedicação necessária do(a) estudante ao curso: 8 a 10 horas semanais
  • A quem se destina: profissionais da área de saúde e afins, portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

O Curso Gestão em Saúde, em nível de especialização, foi criado em 2006 e vem sendo continuamente ofertado pela Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP).

É um curso que leva em conta a importância de os profissionais de nível superior se apropriarem das ferramentas de gestão, visando à instituição de trabalhos coordenados e à melhoria na estruturação das práticas cotidianas. Busca o desenvolvimento de competências gerenciais específicas, considerando:

  • a complexidade das demandas que ocorrem nesse setor;
  • características de ação num cenário de urgência e incertezas, que se apresenta quando no trato de vidas humanas.

Por meio de uma formação multidisciplinar, este curso propiciará as ferramentas necessárias para que o profissional possa interferir, adequada e prontamente, em sua realidade, reunindo competências gerenciais essenciais a uma organização que se pretenda destacar pela excelência, especialmente as relacionadas à:

Objetivos

O objetivo geral do curso é habilitar profissionais de nível superior que atuam em serviços de saúde nas competências fundamentais para a gestão em saúde.

Objetivos específicos
  • Analisar as políticas de saúde no Brasil, especificamente o SUS.
  • Analisar o processo saúde-doença e o perfil epidemiológico do país.
  • Executar o planejamento, a programação e a organização da Atenção à Saúde.
  • Gerenciar operações e recursos em saúde.
  • Incrementar a gestão da qualidade na gestão em saúde.
  • Analisar as especificidades do campo das vigilâncias em saúde e suas implicações para a gestão em saúde.
  • Gerenciar competências transversais em gestão.
  • Aplicar metodologias de pesquisa científica aplicada à gestão em saúde.
  • Elaborar projetos de intervenção para solucionar ou minimizar problemas relacionados à gestão em saúde.

Proposta pedagógica

Desde a concepção até o planejamento das atividades pedagógicas, o curso está voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências, visando a resolução de problemas encontrados na realidade do(a) estudante, no âmbito da gestão.

Estudantes e tutores(as)-docentes interagem para a construção do conhecimento. Esse tipo de abordagem pressupõe mudança de atitudes e perspectivas tanto do(a) tutor(a)-docente quanto do(a) estudante, em relação ao papel que assumem no processo educativo.

Foto: Alan Levine (2016).

A posição do(a) tutor(a)-docente é de facilitador(a)/parceiro(a) no processo de aprendizagem, e não mais de “dono(a) do saber”, de transmissor do conhecimento, criando, na interação com os(as) estudantes, um ambiente propício para a troca de saberes e construção/reconstrução do conhecimento.

Foto: Michael Coghlan (2013).

O(a) estudante é agente ativo de seu processo de aprendizagem. É necessário que demonstre uma postura ativa, buscando constante e continuamente exercitar a capacidade de aprender e de inovar.

A proposta pedagógica deste curso tem como base os seguintes princípios:

Troca de conhecimentos e experiências sobre tecnologias, métodos e ferramentas de gestão em saúde.
Rompimento com a transmissão vertical de conhecimentos.
Promoção de diálogo entre os sujeitos.
Integração das práticas profissionais e o conhecimento sistematizado
Além do desenvolvimento das competências específicas, a autonomia é uma competência transversal que, necessariamente, deverá ser desenvolvida e que dependerá também da motivação, do comprometimento e do esforço do(a) estudante.

Estrutura e dinâmica

A matriz curricular tem como base oito unidades de aprendizagem, compostas por grandes temas referentes à gestão em saúde.

As unidades são constituídas de módulos que discorrem sobre aspectos fundamentais das grandes temáticas e reúnem conteúdos que favorecem a reflexão e o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao campo da saúde.

Conheça a matriz curricular do curso
Quadro 1 – Organização curricular do curso
Unidade de Aprendizagem Objetivos Módulos Carga horária

Políticas de saúde no Brasil: o Sistema Único de Saúde (SUS)

  • Analisar o processo histórico de constituição do sistema de saúde brasileiro no período republicano.
  • Descrever a configuração do SUS em suas características políticas, técnicas e legais.
  • Analisar a situação atual do SUS e seus principais dilemas.

Módulo 1. Apresentação do curso

Módulo 2. Antecedentes do SUS

Módulo 3. Configuração legal e técnica do SUS

Módulo 4. Os anos 1990 e a implantação do SUS: desafios e inovações

Módulo 5. A Reforma Sanitária Brasileira avança

56 horas

Conceitos de saúde e doença e perfis epidemiológicos no Brasil

  • Explicar a natureza multidimensional dos processos saúde-doença-cuidado, e suas formas de expressão nos níveis individual, coletivo e social.
  • Explicar os determinantes das doenças em diferentes conjunturas do capitalismo na segunda metade do século XX, com base nos principais modelos epidemiológicos.
  • Identificar as principais causas de mortalidade e morbidade na conjuntura atual brasileira.

Módulo 1. O processo saúde-doença-cuidado

Módulo 2. Epidemiologia para a gestão dos sistemas de saúde

Módulo 3. Condições de vida, doença e a saúde no Brasil na conjuntura atual

60 horas

Planejamento em saúde: a organização da rede de serviços

  • Descrever os passos do processo de planejamento e de programação das ações e atividades em saúde.
  • Analisar a relação entre os tipos de sistemas de saúde e a organização dos serviços.
  • Descrever as bases da organização de redes de serviços de saúde.
  • Identificar as dimensões a serem consideradas e as informações necessárias à elaboração do diagnóstico de situação em sistemas locais.
  • Construir e interpretar indicadores para análise de serviços de saúde.
  • Explicar o processo de identificação de problemas e de elaboração de estratégias de intervenção.
  • Descrever a aplicação de instrumentos de programação de serviços para a organização de redes e de linhas de cuidado.
  • Aplicar os conceitos à interpretação do caso brasileiro e da realidade local.

Módulo 1. Organizando redes assistenciais

Módulo 2. Planejamento em saúde

Módulo 3. Momento Explicativo do PES: realizando o diagnóstico da situação de saúde

Módulo 4. Os Momentos Normativo, Estratégico e/ Tático-Operacional do PES: elaboração, análise da viabilidade e gestão do plano

60 horas

Planejamento em saúde: elaborando projetos de intervenção para solucionar problemas locais nos serviços de saúde

  • Elaborar o TCC e elaborar projetos de intervenção para solucionar ou minimizar problemas relacionados à gestão em saúde.

Módulo 1. As evidências orientadoras das políticas e das decisões cotidianas nos serviços de saúde

Módulo 2. Os projetos de intervenção em situações-problema relacionadas à gestão em saúde

64 horas

Gerência de operações e recursos em saúde

  • Identificar as principais funções das gerências de recursos e operações nas atividades de atenção à saúde.
  • Listar conceitos básicos em operações de serviços – gerenciamento da capacidade instalada e das filas.
  • Descrever as bases e ferramentas do gerenciamento de recursos orçamentários e financeiros.
  • Descrever o gerenciamento das operações de logística de materiais e do ambiente de atenção em saúde.

Módulo 1. Introdução às gerências de operações e recursos

Módulo 2. Bases e ferramentas da gestão financeira e orçamentária

Módulo 3. O gerenciamento das operações de logística de materiais em unidades de atenção em saúde

60 horas

Gestão da qualidade em saúde

  • Analisar a gestão da clínica sob o marco da melhoria contínua de qualidade.
  • Aplicar conceitos básicos para a gestão da clínica em sistemas e serviços de saúde.
  • Identificar os conceitos básicos relativos à área da avaliação em saúde como fonte de instrumentos e parâmetros para a conquista da qualidade dos serviços.
  • Descrever instrumentos e práticas de gestão da clínica em serviços de saúde, com vistas à melhoria da qualidade e aumento da eficiência na utilização de recursos.

Módulo 1. Gestão da clínica

Módulo 2. Utilização de serviços de saúde – principais conceitos

Módulo 3. Avaliação de serviços de saúde – conceitos básicos

Módulo 4. Instrumentos e práticas da gestão da clínica em serviços de saúde

40 horas

Vigilâncias em saúde

  • Analisar as especificidades do campo das vigilâncias em saúde e suas implicações para   a gestão em saúde.

Módulo 1. A vigilância em saúde e as vigilâncias do campo da saúde

Módulo 2. Os sistemas nacionais das vigilâncias e a Política Nacional de Vigilância em Saúde

40 horas

Desafios contemporâneos em gestão

  • Explicar a relevância dos efeitos das mudanças contemporâneas nas práticas de gerenciamento e nos perfis de competência.
  • Identificar as competências relevantes ao enfrentamento dos principais desafios gerenciais contemporâneos, impostos pelo atual contexto organizacional.
  • Identificar limites e incertezas no processo decisório.
  • Avaliar o conflito enquanto realidade inerente aos processos de gestão.
  • Apresentar as bases de sustentação da mobilização de equipes.
  • Analisar a relevância da dimensão da ética nas relações de trabalho.

Módulo 1. Desafios da gestão do trabalho em saúde

Módulo 2. Novos perfis e novas exigências gerenciais

40 horas

Clique nas abas a seguir e saiba um pouco mais sobre a dinâmica do curso:

O que demarca o início formal de suas atividades como estudante é o 1º Encontro pedagógico, de abertura do curso, com 16 horas de carga horária presencial. Nele você irá conhecer sua turma e a equipe que irá acompanhá-lo. Nessa ocasião serão apresentados: a proposta do curso, os objetivos, a estrutura, o material didático e as dinâmicas a serem desenvolvidas durante todo o curso.

No 1º Encontro presencial, você irá aprender a navegar no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e será orientado(a) a construir seu plano de estudos. Realizará, ainda, a primeira avaliação presencial (AP1), que será o ponto de partida para as reflexões propostas na Unidade de Aprendizagem 1 (UA 1) – Políticas de saúde no Brasil: o Sistema Único de Saúde (SUS).

Aos momentos presenciais deste curso a distância, aplica-se a regra de que o discente deva atingir, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

Depois do 1º Encontro pedagógico, a interação entre você, o(a) tutor(a) e os demais estudantes será realizada por intermédio do AVA.

As atividades propostas promovem interação com o material didático e conferem caráter dinâmico ao curso. Serão propostos quatro tipos de atividade. Conheça cada um navegando pelos slides a seguir:

Atividades de autoavaliação – Cobrem o conteúdo de forma abrangente e permitem que o(a) estudante possa verificar o que construiu, considerando os conhecimentos prévios, a história de vida e valorizando vivências pessoais e profissionais. Essas atividades, distribuídas ao longo das unidades de aprendizagem, também proporcionam momentos para você se defrontar com os embates e a riqueza inerentes ao ato de produzir conhecimento.

Para refletir – Sugerem uma parada na leitura para que você possa problematizar as ideias apresentadas pelos autores, fazer questionamentos e elaborar sua própria síntese, refletindo sobre a sua experiência profissional.

Atividades de fórum – Permitem a interação do aluno com o professor-tutor e com a turma. Em cada fórum o oficial aluno é convidado a expressar a sua análise e a dividir as dúvidas sobre o tema proposto.

Atividades de avaliação – Cobrem o conteúdo de forma abrangente e oferecem ao aluno a oportunidade de verificar o que construiu, considerando seus conhecimentos prévios, sua história de vida e valorizando vivências pessoais e profissionais. Essas atividades, distribuídas ao longo das unidades de aprendizagem, também proporcionam momentos para você se defrontar com os embates e a riqueza inerentes ao ato de produzir conhecimento.

Você acompanhará as atividades do curso por meio de um cronograma detalhado, publicado no AVA. As leituras, as atividades de avaliação, os momentos presenciais, os momentos coletivos de discussão, principalmente os que acontecerão nos fóruns, estarão explicitados nesse cronograma.

O 2º Encontro pedagógico, com 16 horas de carga horária presencial, está previsto para ser realizado no meio do curso.

Nesse encontro, você terá a chance de partilhar e discutir com o seu tutor e demais colegas o que já estruturou para o projeto de intervenção. Será um momento importante de orientação individual e trocas coletivas para estruturar seu projeto, tirar dúvidas e fazer o plano de orientações com o seu tutor.

Depois do 2º Encontro pedagógico, você ainda terá outras unidades de aprendizagem pela frente, menos densas que as primeiras. A partir desse momento, o contato frequente com o tutor deverá ser intensificado para viabilizar os ajustes, a finalização e o envio obrigatório do seu TCC pelo AVA, e para que receba o suporte necessário à defesa desse trabalho, que será feita de forma remota.

O 3º Encontro pedagógico, com 16 horas de carga horária remota, prevê a apresentação e defesa do seu TCC para uma banca de professores organizada pela coordenação do curso. Essa banca avaliará e discutirá com seu tutor ou orientador/membro da coordenação do curso a qualidade do trabalho desenvolvido, mediante critérios preestabelecidos.

A defesa do TCC deve ser encarada como um momento de compartilhamento e aperfeiçoamento de ideias entre seus pares, tutores, orientadores e/ou outros especialistas no tema.

Avaliação

A proposta pedagógica deste curso assume a avaliação como um processo solidário ao processo de formação do(a) estudante. Por isso, busca valorizar a construção do conhecimento conquistada a partir das suas vivências pessoais e profissionais, seus conhecimentos prévios e sua história de vida. O desempenho é aqui compreendido para além da realização de uma dada atividade, e, nesse sentido, aspectos como participação e colaboração também farão parte de sua avaliação. Vejamos alguns aspectos relevantes a serem considerados:

As atividades propostas têm como base conceitual a reflexão sobre os temas norteadores das unidades de aprendizagem e seus módulos, oferecendo a possibilidade de descoberta ou fixação de conceitos e noções que subsidiam uma problematização mais completa e complexa da realidade social e das práticas em saúde. A problematização é o elemento-chave na transição entre prática e teoria.

A qualidade da sua participação nas atividades será considerada a partir dos seguintes aspectos:

  • coerência da resposta com o que está sendo solicitado;
  • desenvolvimento crítico;
  • capacidade de argumentação e fundamentação teórica, com base na bibliografia indicada;
  • consideração dos conteúdos apresentados no curso;
  • esforço em buscar outros conteúdos para aprofundar seu entendimento sobre a atividade.

Os critérios de avaliação da participação nos fóruns estão demonstrados na tabela a seguir, com base nas contribuições que Oliveira e Lucena Filho (2006) apresentam em seu artigo.

Tipo de participação

Passiva (só recebe as mensagens e não posta coisa alguma).

Participações que não contribuem para a discussão em pauta.

Contribuição pontual isolada (cita definições, aponta uma URL).

Contribuição questionadora (propõe dilemas, apresenta alternativas e pede posicionamento).

Contribuição debatedora (comenta contribuições anteriores com propriedade), responde a questionamento ou apresenta contra-argumento (pró e contra).

Contribuição sintetizadora (recolhe segmentos da discussão, ajusta, adapta, elabora parecer conclusivo).

Fonte: Adaptado de Oliveira e Lucena Filho (2006, p. 9).

Notas

Lembramos que as atividades de avaliação são obrigatórias e devem ser realizadas conforme as orientações contidas em seus enunciados, segundo os prazos estipulados no cronograma do curso. Elas foram estruturadas buscando articular todo o conhecimento mobilizado na unidade de aprendizagem à qual se referem.

Cabe aos(às) tutores(as) avaliar o desempenho do(a) estudante em relação aos objetivos previstos, tecer comentários e atribuir uma nota/conceito às atividades realizadas. Caso sinta necessidade, poderá solicitar que o(a) estudante ajuste ou refaça a atividade, a fim de melhorar o conceito obtido com a avaliação.

Fique atento às datas de envio dessas atividades. Elas devem respeitar o cronograma disponível no AVA.

A nota de cada unidade de aprendizagem corresponde à média do conjunto de notas atribuídas pelo(a) tutor(a) às atividades de avaliação na unidade de aprendizagem. Contudo, o olhar do(a) tutor(a) para essas atividades não deverá ser pontual; ele deve buscar relacioná-las com o processo de interação e com a qualidade da participação do(a) estudante em toda a unidade.

O(a) estudante só dará continuidade aos estudos em uma próxima unidade de aprendizagem se a nota/conceito atribuído à última unidade trabalhada for, no mínimo, 6,0 (seis) (Conceito C – regular).

No que diz respeito às atividades presenciais, você realizará duas avaliações presenciais. O(a) tutor(a) atribuirá nota para cada uma delas.

Em relação ao TCC, será atribuída uma nota ao trabalho escrito, pelo(a) tutor(a), e outra à defesa oral, pela banca examinadora. Porém, o(a) estudante só irá defender o TCC para a banca se tiver obtido, no mínimo, nota 6,0 (regular) em todas as unidades de aprendizagem.

Os critérios de avaliação da apresentação do TCC a serem utilizados pela banca são os seguintes:

  1. Domínio do tema (2,0)
  2. Clareza na exposição (2,0): estudante/pôster
  3. Estrutura do trabalho (2,0): problematização/matriz das ações/ cronograma
  4. Natureza do trabalho (2,0): viabilidade da intervenção
  5. Conclusões e sugestões (2,0)

Todas as notas atribuídas serão registradas no ambiente virtual pelo(a) tutor(a) e podem variar de zero a dez (0,0 a 10,0). Elas serão convertidas automaticamente em conceitos  (A, B, C ou D), obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.

Notas Conceitos

9,0 a 10,0

A (excelente)

7,5 a 8,9

B (bom)

6,0 a 7,4

C (regular)

0,0 a 5,9

D (insuficiente)

A sua nota final nas atividades do curso será calculada a partir das notas obtidas nas oito unidades de aprendizagem, da seguinte forma:

Além disso, a nota final do TCC será a média aritmética calculada com base na nota do TCC escrito e na nota da defesa, ou seja, a soma dessas duas notas dividida por dois (2). O seu aproveitamento no curso é medido tanto pela sua nota final nas atividades quanto pela sua nota final do TCC.

De acordo com as normas acadêmicas, você terá de alcançar, no mínimo, nota 6,0 (seis) para obter o certificado de conclusão de curso.
Separada da prática, a teoria é puro verbalismo inoperante; desvinculada da teoria, a prática é ativismo cego. Por isto mesmo é que não há práxis autêntica fora da unidade dialética ação-reflexão, prática-teoria. Da mesma forma, não há contexto teórico “verdadeiro" a não ser em unidade dialética com o contexto concreto.
Paulo Freire (1981).

Referências

FIOCRUZ. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Qualificação Profissional [...]. Rio de Janeiro: ENSP, 2016. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF.
Acesso em: 2 jan. 2023.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade – e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.

OLIVEIRA, S. C.; LUCENA FILHO, G. J. L. Animação de fóruns virtuais de discussão: novo caminho para a aprendizagem em EAD via web. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, dez. 2006. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/. Acesso em: 21 set. 2013.

Créditos

Ministério da Saúde
Ministério da Educação

Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz

Presidente

Mario Moreira

Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP

Marco Antonio Carneiro Menezes

Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP

Enirtes Caetano Prates Melo

Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP

Mauricio De Seta

Coordenadoras da Universidade Aberta do Brasil na Fiocruz – UAB/CDEAD/ENSP

Ana Paula Abreu-Fialho

Henriette dos Santos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes

Diretoria de Educação a Distância – DED

Universidade Aberta do Brasil – UAB

 

 

Curso Gestão em Saúde

Núcleo de Coordenação

Clayre Maria Bomfim Lopes

Gisele Pinto de Oliveira

Moacyr Torres Junior

Vanessa Costa e Silva

 

Assessores na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos

Fabio Peres

Marisa Teixeira Silva – até 2016

Mônica de Rezende – até 2017

Sheila Torres Nunes – até 2014

Assessor na formação docente

Moacyr Torres Junior

Produção do material didático digital

Design instrucional

Ana Paula Abreu-Fialho

Fabio Peres

 

Revisão de texto/copidesque e editorial  

Andréia Amaral

Fabio Peres

 

Revisão de referências/normalização

Maria Auxiliadora Nogueira

Identidade visual

Eduardo Morcillo
Jaime Vieira
Jonathas Scott

Projeto gráfico e desenvolvimento

Jaime Vieira

Material elaborado de acordo com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. Os textos desta publicação podem ser copiados e compartilhados, desde que não sejam utilizados para fins comerciais, seja citada a fonte e atribuídos os devidos créditos.
Catalogação na fonte
Fundação Oswaldo Cruz
Institutode Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Bibliotecade Saúde Pública
E74i
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de

Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância.Informações sobre o curso Gestão em Saúde / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, ENSP, Coordenação de Desenvolvimento e Educação a Distância. 2023.

26.000 kb ; il. color.


Inclui Bibliografia
Site: https://ava.ead.fiocruz.br

1. Gestão em Saúde. 2. Política de Saúde. 3. Planejamento em Saúde. 4. Gestão

da Qualidade. 5. Vigilância em Saúde Pública. 6. Processo Saúde-Doença 7. Educação a Distância. I. Titulo

CDD- 23.ed. – 362.10425

Como referenciar esta obra segundo a ABNT:

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Informações sobre o curso: Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: CDEAD/ENSP/Fiocruz, 2023. 1 recurso eletrônico. Material didático digital do Curso Gestão em Saúde.

2023

Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP)

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Prédio Professor Joaquim Alberto Cardoso de Melo

Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ

CEP.: 21041-210                                                                      

http://www.ead.fiocruz.br