O Curso Gestão em Saúde, em nível de especialização, foi criado em 2006 e vem sendo continuamente ofertado pela Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP).
É um curso que leva em conta a importância de os profissionais de nível superior se apropriarem das ferramentas de gestão, visando à instituição de trabalhos coordenados e à melhoria na estruturação das práticas cotidianas. Busca o desenvolvimento de competências gerenciais específicas, considerando:
Por meio de uma formação multidisciplinar, este curso propiciará as ferramentas necessárias para que o profissional possa interferir, adequada e prontamente, em sua realidade, reunindo competências gerenciais essenciais a uma organização que se pretenda destacar pela excelência, especialmente as relacionadas à:
O objetivo geral do curso é habilitar profissionais de nível superior que atuam em serviços de saúde nas competências fundamentais para a gestão em saúde.
Desde a concepção até o planejamento das atividades pedagógicas, o curso está voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências, visando a resolução de problemas encontrados na realidade do(a) estudante, no âmbito da gestão.
Estudantes e tutores(as)-docentes interagem para a construção do conhecimento. Esse tipo de abordagem pressupõe mudança de atitudes e perspectivas tanto do(a) tutor(a)-docente quanto do(a) estudante, em relação ao papel que assumem no processo educativo.
A posição do(a) tutor(a)-docente é de facilitador(a)/parceiro(a) no processo de aprendizagem, e não mais de “dono(a) do saber”, de transmissor do conhecimento, criando, na interação com os(as) estudantes, um ambiente propício para a troca de saberes e construção/reconstrução do conhecimento.
O(a) estudante é agente ativo de seu processo de aprendizagem. É necessário que demonstre uma postura ativa, buscando constante e continuamente exercitar a capacidade de aprender e de inovar.
A proposta pedagógica deste curso tem como base os seguintes princípios:

A matriz curricular tem como base oito unidades de aprendizagem, compostas por grandes temas referentes à gestão em saúde.
As unidades são constituídas de módulos que discorrem sobre aspectos fundamentais das grandes temáticas e reúnem conteúdos que favorecem a reflexão e o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao campo da saúde.
Clique nas abas a seguir e saiba um pouco mais sobre a dinâmica do curso:
O que demarca o início formal de suas atividades como estudante é o 1º Encontro pedagógico, de abertura do curso, com 16 horas de carga horária presencial. Nele você irá conhecer sua turma e a equipe que irá acompanhá-lo. Nessa ocasião serão apresentados: a proposta do curso, os objetivos, a estrutura, o material didático e as dinâmicas a serem desenvolvidas durante todo o curso.
No 1º Encontro presencial, você irá aprender a navegar no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e será orientado(a) a construir seu plano de estudos. Realizará, ainda, a primeira avaliação presencial (AP1), que será o ponto de partida para as reflexões propostas na Unidade de Aprendizagem 1 (UA 1) – Políticas de saúde no Brasil: o Sistema Único de Saúde (SUS).

Depois do 1º Encontro pedagógico, a interação entre você, o(a) tutor(a) e os demais estudantes será realizada por intermédio do AVA.
As atividades propostas promovem interação com o material didático e conferem caráter dinâmico ao curso. Serão propostos quatro tipos de atividade. Conheça cada um navegando pelos slides a seguir:
Você acompanhará as atividades do curso por meio de um cronograma detalhado, publicado no AVA. As leituras, as atividades de avaliação, os momentos presenciais, os momentos coletivos de discussão, principalmente os que acontecerão nos fóruns, estarão explicitados nesse cronograma.
O 2º Encontro pedagógico, com 16 horas de carga horária presencial, está previsto para ser realizado no meio do curso.
Nesse encontro, você terá a chance de partilhar e discutir com o seu tutor e demais colegas o que já estruturou para o projeto de intervenção. Será um momento importante de orientação individual e trocas coletivas para estruturar seu projeto, tirar dúvidas e fazer o plano de orientações com o seu tutor.
Depois do 2º Encontro pedagógico, você ainda terá outras unidades de aprendizagem pela frente, menos densas que as primeiras. A partir desse momento, o contato frequente com o tutor deverá ser intensificado para viabilizar os ajustes, a finalização e o envio obrigatório do seu TCC pelo AVA, e para que receba o suporte necessário à defesa desse trabalho, que será feita de forma remota.
O 3º Encontro pedagógico, com 16 horas de carga horária remota, prevê a apresentação e defesa do seu TCC para uma banca de professores organizada pela coordenação do curso. Essa banca avaliará e discutirá com seu tutor ou orientador/membro da coordenação do curso a qualidade do trabalho desenvolvido, mediante critérios preestabelecidos.
A defesa do TCC deve ser encarada como um momento de compartilhamento e aperfeiçoamento de ideias entre seus pares, tutores, orientadores e/ou outros especialistas no tema.
A proposta pedagógica deste curso assume a avaliação como um processo solidário ao processo de formação do(a) estudante. Por isso, busca valorizar a construção do conhecimento conquistada a partir das suas vivências pessoais e profissionais, seus conhecimentos prévios e sua história de vida. O desempenho é aqui compreendido para além da realização de uma dada atividade, e, nesse sentido, aspectos como participação e colaboração também farão parte de sua avaliação. Vejamos alguns aspectos relevantes a serem considerados:
A qualidade da sua participação nas atividades será considerada a partir dos seguintes aspectos:
Os critérios de avaliação da participação nos fóruns estão demonstrados na tabela a seguir, com base nas contribuições que Oliveira e Lucena Filho (2006) apresentam em seu artigo.
Lembramos que as atividades de avaliação são obrigatórias e devem ser realizadas conforme as orientações contidas em seus enunciados, segundo os prazos estipulados no cronograma do curso. Elas foram estruturadas buscando articular todo o conhecimento mobilizado na unidade de aprendizagem à qual se referem.
Cabe aos(às) tutores(as) avaliar o desempenho do(a) estudante em relação aos objetivos previstos, tecer comentários e atribuir uma nota/conceito às atividades realizadas. Caso sinta necessidade, poderá solicitar que o(a) estudante ajuste ou refaça a atividade, a fim de melhorar o conceito obtido com a avaliação.

A nota de cada unidade de aprendizagem corresponde à média do conjunto de notas atribuídas pelo(a) tutor(a) às atividades de avaliação na unidade de aprendizagem. Contudo, o olhar do(a) tutor(a) para essas atividades não deverá ser pontual; ele deve buscar relacioná-las com o processo de interação e com a qualidade da participação do(a) estudante em toda a unidade.

No que diz respeito às atividades presenciais, você realizará duas avaliações presenciais. O(a) tutor(a) atribuirá nota para cada uma delas.
Em relação ao TCC, será atribuída uma nota ao trabalho escrito, pelo(a) tutor(a), e outra à defesa oral, pela banca examinadora. Porém, o(a) estudante só irá defender o TCC para a banca se tiver obtido, no mínimo, nota 6,0 (regular) em todas as unidades de aprendizagem.
Os critérios de avaliação da apresentação do TCC a serem utilizados pela banca são os seguintes:
Todas as notas atribuídas serão registradas no ambiente virtual pelo(a) tutor(a) e podem variar de zero a dez (0,0 a 10,0). Elas serão convertidas automaticamente em conceitos (A, B, C ou D), obedecendo à equivalência estabelecida no Regulamento de Ensino da ENSP (ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA, 2016), apresentada a seguir.
A sua nota final nas atividades do curso será calculada a partir das notas obtidas nas oito unidades de aprendizagem, da seguinte forma:

Além disso, a nota final do TCC será a média aritmética calculada com base na nota do TCC escrito e na nota da defesa, ou seja, a soma dessas duas notas dividida por dois (2). O seu aproveitamento no curso é medido tanto pela sua nota final nas atividades quanto pela sua nota final do TCC.

FIOCRUZ. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Qualificação Profissional [...]. Rio de Janeiro: ENSP, 2016. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/assets/anexos/3235d9c9c01cedb76937622696b9ad5e9aeddbdb.PDF.
Acesso em: 2 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade – e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.
OLIVEIRA, S. C.; LUCENA FILHO, G. J. L. Animação de fóruns virtuais de discussão: novo caminho para a aprendizagem em EAD via web. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, dez. 2006. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/. Acesso em: 21 set. 2013.
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
Presidente
Mario Moreira
Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Marco Antonio Carneiro Menezes
Vice-Diretora de Ensino – VDE/ENSP
Enirtes Caetano Prates Melo
Coordenador de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância – CDEAD/ENSP
Mauricio De Seta
Coordenadoras da Universidade Aberta do Brasil na Fiocruz – UAB/CDEAD/ENSP
Ana Paula Abreu-Fialho
Henriette dos Santos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes
Diretoria de Educação a Distância – DED
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Curso Gestão em Saúde
Núcleo de Coordenação
Clayre Maria Bomfim Lopes
Gisele Pinto de Oliveira
Moacyr Torres Junior
Vanessa Costa e Silva
Assessores na criação e desenvolvimento de processos educativos e materiais didáticos
Fabio Peres
Marisa Teixeira Silva – até 2016
Mônica de Rezende – até 2017
Sheila Torres Nunes – até 2014
Assessor na formação docente
Moacyr Torres Junior
Produção do material didático digital
Design instrucional
Ana Paula Abreu-Fialho
Fabio Peres
Revisão de texto/copidesque e editorial
Andréia Amaral
Fabio Peres
Revisão de referências/normalização
Maria Auxiliadora Nogueira
Identidade visual
Eduardo Morcillo
Jaime Vieira
Jonathas Scott
Projeto gráfico e desenvolvimento
Jaime Vieira
Material elaborado de acordo com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. Os textos desta publicação podem ser copiados e compartilhados, desde que não sejam utilizados para fins comerciais, seja citada a fonte e atribuídos os devidos créditos.
Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância.Informações sobre o curso Gestão em Saúde / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, ENSP, Coordenação de Desenvolvimento e Educação a Distância. 2023.
26.000 kb ; il. color.
Inclui Bibliografia
Site: https://ava.ead.fiocruz.br
da Qualidade. 5. Vigilância em Saúde Pública. 6. Processo Saúde-Doença 7. Educação a Distância. I. Titulo
Como referenciar esta obra segundo a ABNT:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. Informações sobre o curso: Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: CDEAD/ENSP/Fiocruz, 2023. 1 recurso eletrônico. Material didático digital do Curso Gestão em Saúde.
2023
Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CDEAD/ENSP)
Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Prédio Professor Joaquim Alberto Cardoso de Melo
Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ
CEP.: 21041-210