
Prazo: 1 semana
Produto: Quadro com áreas do setor saúde e ações de resposta e quadro com atores/setores e ações de resposta
Como visto anteriormente, o setor saúde atua durante todo o ciclo do evento, antes, durante e após o desastre ou emergência, e engloba ações de promoção, vigilância e assistência à população e aos profissionais envolvidos no processo.
Com base no seu relato de experiência da Atividade 1, do Módulo 2, ou numa situação que tenha vivenciado ou esteja vivenciando atualmente (nesse caso, é fundamental fazer um relato no qual conste, minimamente, o tipo de evento, magnitude, danos e impactos causados pelo evento e organização do setor saúde local):
Sistematize as ações de manejo/resposta por área do setor saúde – atenção à saúde (atenção básica, urgência e emergência, saúde mental e atenção psicossocial), vigilância em saúde (vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância alimentar e nutricional etc.) – como estratégia para preparar o setor saúde do seu município para responder a um evento futuro.
É fundamental para esta atividade que você tenha em mãos o organograma do setor saúde do seu município/estado/região.
Além dos princípios básicos do SUS, algumas diretrizes são capazes de garantir as ações de resposta às emergências e desastres, como a regionalização. Essa diretriz considera que todas as ações, instalações e recursos de saúde (profissionais, leitos, laboratórios, recursos, insumos, equipamentos etc.) devem estar organizados de modo a superar as limitações do setor saúde municipal para as respostas às emergências e desastres, envolvendo as regiões e redes de atenção existentes no nível estadual e reafirmando a importância das articulações intra e intersetorial das redes de saúde.
Elenque quais setores/atores você acionaria para as ações de resposta ao evento (escolha pelo menos três), considerando os princípios do SUS (universalidade, integralidade e equidade) nas redes de atenção, cuidado e vigilância em saúde. Justifique sua resposta descrevendo a importância de cada um desses.
Lembre-se de que, assim como na Etapa 1, você deve utilizar como base o relato de experiência que descreveu na Atividade 2, do Módulo 1, ou uma situação que tenha vivenciado ou está vivenciando atualmente.
Para auxiliá-lo(a) na produção de sua atividade, utilize o arquivo em Word com os quadros que devem ser preenchidos. Além disso, não se esqueça de estudar os materiais de subsídio.
Para realização da atividade, você deve levar em consideração a realidade do seu município/estado/região, suas limitações e as necessidades de saúde da população. É fundamental também que você tenha em mente a organização da rede de atenção à saúde (RAS) da sua região.
No município de Bandeira, conforme descrito na Cena 1, devido aos danos sofridos na infraestrutura de saúde, era preciso discutir no COE-S o acionamento da RAS para atendimento das necessidades de saúde da população. Além disso, a demanda excedia a capacidade de atendimento do IML do município e exigia a articulação com a rede de laboratórios para a realização de exames. Ou seja, os danos e necessidades de saúde identificados no município de Bandeira excediam a capacidade de resposta local, sendo necessária ajuda extra.
Segundo o art. 198 da Constituição Federal: "As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único [...]”.
Quando se diz que as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede, assume-se que o sistema de saúde não dará conta sozinho de atender as demandas que chegam e terá que contar com outros serviços de saúde (de maior ou menor complexidade), outras redes que se articulam com o setor saúde e que lhe dão suporte, como, por exemplo, o setor de transporte, de infraestrutura etc.
Considerando a dimensão continental do Brasil e as suas desigualdades, a logística de construção das redes de atenção à saúde no SUS precisa levar em conta que os problemas de saúde não se distribuem uniformemente na população, no espaço e no tempo, e envolvem tecnologias e recursos de níveis distintos de complexidade e custos. Essas especificidades interferem nas definições da composição de cada nível de atenção à saúde e podem influenciar também nas decisões a serem tomadas no que tange à localização dos serviços de saúde, suas áreas de cobertura, horários de funcionamento, dentre outras coisas. Assim, uma rede de atenção é constituída por um conjunto de unidades com diferentes perfis de atendimento que atuam de forma ordenada e articulada no território, visando o atendimento das necessidades de saúde de uma determinada população. Para isso, é necessária a definição das unidades que compõem a rede por níveis de atenção (hierarquização) e sua distribuição no espaço geográfico (regionalização).
Em uma situação de desastre e/ou emergência, o município de grande porte deverá considerar as necessidades de saúde dos municípios de menor porte; e estes, por sua vez, deverão considerar os recursos regionais para referenciar sua população. Isso garantirá a integralidade da saúde. No caso do município de Bandeira, foi necessário incluir na pauta de discussão do COE-S o acionamento da RAS, devido aos danos sofridos na infraestrutura de saúde municipal.
Envie o arquivo pela ferramenta Envio de Atividades disponível no AVA.