Exercício comentado

Considerando os princípios e premissas básicas do SUS para a preparação e resposta do setor saúde aos desastres, assinale V para alternativas verdadeiras e F para as falsas:

1. A universalidade contempla a necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais”, compreendendo que os desastres afetam as populações de maneira desigual.

2. Segundo o princípio da integralidade, o processo de gestão de risco de desastres e emergências deve contemplar um conjunto de ações que envolvam desde a promoção da saúde e a prevenção de riscos e agravos até a recuperação em saúde.

3. A equidade contempla a necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais”, compreendendo que os desastres afetam as populações de maneira desigual.

4. As ações voltadas para a gestão do risco de desastres e emergências devem  manter direção única centrada no nível federal, que definirá as funções e responsabilidades de cada esfera de atuação (municipal, regional e estadual).

5. As ações do processo de gestão de risco de desastres e emergências devem ser organizadas de forma a respeitar os limites municipais, não considerando as regiões e redes de atenção existentes no nível estadual.

Ver comentários
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.